Portfólio – seminário introdutório - unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Portfólio – Seminário introdutório
José Adimar Lopes
Grasiela Aparecida da silva Santos
Ivanete de Toledo

Conceitos introdutórios
Conhecimento e habilidade do administrador
O administrador possui três habilidades a Técnica, Humana e Conceitual.
Segundo Andrade e Amboni (2007, p.11) conceituam a Habilidade Técnica como a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindoconhecimento especializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve.
Para Chiavenato (2007, p. 69) “É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras.”
A Habilidade Humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera desegurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. (ARAÚJO, 2007, p. 12).
O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70).
A Habilidade Conceitual requer do administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valoresessenciais de sua empresa através de idéias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar (CHIAVENATO, 2007, P. 70).
Na década de 90, com o advento da Globalização e com os processos de downsizing, rightsizing, reengenharia, que na realidade representaram reduções dos tamanhos das empresas, reestruturações e em cortes de funcionários por parte das empresas, a Áreade Recursos Humanos vem sofrendo transformações significativas, passando a assumir novos e importantes desafios focados em atrair, reter e, principalmente desenvolver seus talentos humanos preservando a auto-estima e a motivação das pessoas que trabalham nas organizações.

Todos os profissionais de hoje: médicos, dentistas, vendedores, professores, jogadores de futebol, administradores deempresas, mecânicos, cozinheiros, advogados etc., devem, a todo o momento, desenvolver suas competências e habilidades, visando à plena capacitação profissional, num mundo altamente competitivo e qualificado, onde todos deverão estar preparados para prestar serviços em suas empresas, com qualidade, eficiência e produtividade.

Hoje, para se ingressar no mercado de trabalho, já se exige o segundograu completo para alguns cargos e nível superior, com especialização, em outros cargos. Conhecimentos de informática, escrita e fluência de uma segunda língua, como o inglês ou o espanhol, são requisitos indispensáveis para os profissionais da atualidade.

Devemos aproveitar adequadamente nosso tempo disponível, freqüentando escolas, cursos profissionalizantes, treinamentos etc. Devemos investirem nós mesmos, permitindo aumentar a cada dia nosso conhecimento e aplicar este conhecimento em nosso próprio trabalho ou a favor da comunidade onde atuamos.

Hoje o profissional deverá possuir algumas características básicas: ser pró-ativo, ser generalista, ser flexível, estar propenso a mudanças, entre outras coisas. O que era bom ontem, hoje já não é tão bom e amanhã, com toda certeza,tornará ultrapassado.
Apresentar o quadro abaixo, o Perfil do Profissional do Século:
• Habilidade de relacionamento interpessoal
• Valorizar a comunicação
• Capacidade – técnica e instrumental – de pesquisar, selecionar, analisar, sintetizar, discernir, aprender e manipular informações
• Esta sempre aprendendo (cursos, treinamentos, seminários)
• Sentir-se responsável pela sua carreira
•Assumir responsabilidade de seu próprio desenvolvimento
• Transparência e responsabilidade entre a empresa e colegas de trabalhos
• Ter visão globalizada a um consumidor exigente
• Saber lidar com as mudanças, inovações
• Saber lidar e tirar lições das crises, etc.

Destacando também habilidades e competência do administrador

• Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e...
tracking img