Portfólio pesquisa e prática profissional - a aula

Páginas: 11 (2572 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER

JAQUELINE VILAS BÔAS CARVALHO, RU 598053 TURMA 2010/08
MARIA LUCIANA SILVEIRA, RU 598576 TURMA 2010/08
MARIA TEREZA BARBOSA, RU 597492 TURMA 2010/08

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A AULA

ITAJUBÁ
2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA: PARTECONSTITUINTE DO
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO SABER DIDÁTICO NA ESCOLA 3
2.1 UMA instituição pública de ensino: ESPAÇO DE
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E CULTURAIS, CONSTITUIDA DE UM
COTIDIANO QUE PERMITE CONSTANTES, INTERAÇÕES E
DIÓLOGOS ENTRE OS AGENTES EDUCATIVOS, RESULTANDO
REFLEXÕES SOBRE OS PLANEJAMENTOS E PRÁTICAS,
ADEQUADAS PARA A AQUISIÇÃO DO SABER. 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS8
4. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO:

Uma questão muito importante no processo ensino-aprendizagem se diz respeito ao Planejamento de Ensino e ao Plano de Aula. Com a realização deste Portfólio, pretendemos mostrar como esses dois momentos afetam o trabalho docente, além da importância desses em sua Prática Pedagógica.
No contexto investigativo de nossa pesquisa, realizada em umainstituição escolar pública, entrevistamos diretora, supervisora e alguns professores, que nos mostraram a grande relevância de seu Planejamento Escolar e de seus Planos de Aula, dentro do contexto escolar. Nota-se que o Planejamento Escolar, dessa instituição é construído por um colegiado, respeitando a sua clientela e que é a base para que o professor possa realizar os seus Planos de Aula. Ele ésempre supervisionado, para que ocorram as reflexões necessárias pelo o professor, visando melhorias sempre. O Plano de Aula é esquematizado diariamente, mas é flexível, pois através do conhecimento do Planejamento Escolar, da criatividade do professor e suas ações dialógicas promove a consolidação de seus objetivos. Desta forma em uma instituição escolar é fator de extrema relevância, aconstrução de um Planejamento de Ensino e de um Plano de Aula, pois proporcionam ao professor a efetivação para a realização do seu trabalho em sala de aula, com direcionamento e organização. Ele saberá o que, quando e como ensinar. Será estudioso, observador, criativo e mediador, para promover o acontecimento do saber, pois deve permitir o diálogo e tomadas coletivas de decisões sobre o ensino de saberesdiversos na sala de aula e deve compreender também a dimensão colegiada que existe entre todos os agentes educacionais, pelo Planejamento Escolar. A organização escolar indica aos professores os sentidos de ensinar, os conteúdos a serem priorizados e de que forma serão destinados aos estudantes, mas cabe ao professor com sua criatividade e competência, saber como agir no processo ensinoaprendizagem. Todas essas idéias e reflexões, usadas neste trabalho, resultaram de nossos estudos realizados na disciplina Pesquisa e Prática Profissional – A Aula, nesta UTA e que nos dão agora oportunidade de perceber esses saberes presentes na instituição escolar, onde é preciso que ocorram rupturas e permanências, para futuras melhorias, mas para que isso aconteça é necessária muita boa vontade dosagentes educativos.
2. PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA: PARTE CONSTITUINTE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO SABER DIDÁTICO NA ESCOLA.

O Planejamento ou Plano de Ensino é uma construção teórico-metodológica, uma prática pedagógica, através de uma ação, tomada como permanente objeto de investigação na escola, e que não deve ser estudada a uma só mão devido a sua complexidade. Portanto, faz-se necessáriaa compreensão do planejamento em sua dimensão colegiada, ou seja, onde as decisões sobre o ensino devem ser tomadas de forma coletiva. Por meio dessa prática as pessoas se revelam e mostram suas convicções, pondo em jogo suas histórias de vida, seus saberes vividos e experiências dentro dos espaços formadores e em seus percursos epistemológicos. Desse modo, os momentos individuais do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portfólio de pesquisa e prática profissional
  • Portfólio de pesquisa e pratica profissional
  • PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA
  • PORTFÓLIO PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA
  • PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA
  • Relatorio de pesquisa e pratica profissional-a aula
  • Portfólio pesquisa e pratica profissional: material didático
  • Portfólio de pesquisa e prática profissional materiais didáticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!