Portfólio fundamentos da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTO AVALIAÇÃO E CONCLUSÃO
Espero conseguir com o curso de Letras, me qualificar para lecionar língua portuguesa, literatura e trabalhar na revisão de textos para editoras.
Em nossa aula inaugural foi explicado o objetivo do curso, o projeto pedagógico e a importância da UTA Fundamentos da Educação. Essa UTA está de acordo com minhas expectativas. Comecei o curso com um melhor entendimento decomo a educação surgiu, como foi mudando ao longo dos séculos e o quanto os filósofos e antropólogos trabalharam para que hoje possamos ter todos esses conceitos organizados da forma como é.
A ementa da disciplina tem me ajudado a compreender os conteúdos abordados na primeira UTA. A forma como cada professor organizou sua disciplina e a abordagem usada por eles faz com que me esforce paraaprender sobre esses conteúdos que são na maioria uma novidade para mim. A consulta aos livros de cada disciplina também me ajudou a reforçar a aprendizagem. Ainda não posso dizer se conseguirei praticar os conteúdos aprendidos.
Por fazer esse curso à distância, sem a oportunidade de ter um professor disponível nos momentos em que estou estudando em casa, tenho tido dificuldades em resolver exercícios eas avaliações. Como tudo foi novo, acredito não ter aproveitado dos conteúdos da forma como deveria.
Como ainda não fiz as avaliações objetiva e discursiva não posso considerar se haverá uma reorientação sobre os erros que possa vir a cometer, mas acredito que uma reorientação será uma chance de melhorar para que na próxima UTA o meu aproveitamento seja o melhor possível.
Como tenho dificuldadede fazer esse curso à distância, gosto de ir ao pólo pra assistir as aulas ao vivo, assim posso interagir com o professor, tutor e outros alunos.
Estudar em casa tem sido um desafio, tento fazer isso quando me encontro só, mas tenho tido dificuldade de concentração e às vezes tenho que ouvir ou ler o mesmo trecho das aulas várias vezes. A adaptação ao site do AVA demorou um pouco, e sei que commais empenho, também me sairei melhor daqui pra frente.



BIBLIOGRAFIA DAS DISCIPLINAS DA UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação
Livro: Fundamentos Filosóficos da Educação
Vasconcelos, José Antônio. Fundamentos Filosóficos da Educação. Curitiba: Ibpex, 2011 (Série Fundamentos da Educação)

Disciplina Fundamentos Sócioantropológicos daEducação
Livro: Fundamentos Socioculturais da Educação
Melo, Alessandro de. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: Ibpex, 2011 (Série Fundamentos da Educação)

Disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação
Livro: As perpectivas construtivistas e historico-cultural na educação escolar.
Stoltz, Tânia. As perpectivas construtivistas e historico-cultural na educação escolar.
Curitiba:Ibpex, 2011 (Série Fundamentos da Educação)
















Resenha do Livro Teorias do Conhecimento Pedagógico
Suhr, Inge Renate Frose. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex 2011. (Série Fundamentos da Educação)
Com o surgimento da educação, surgiu a necessidade de formar profissionais na área. O curso de pedagogia foi criado em 1939, com o objetivo de formartécnicos profissionais e não professores. A formação de professores passou a ser feita no nível médio, também conhecido como curso normal e de pedagogos em nível superior, passando a existir a hierarquia entres esses profissionais.
Em conformidade com a Resolução CNF/CP nº 1/2006, que instrui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia, o pedagogo pode atuar como docente de educaçãoinfantil, nos primeiros anos do ensino fundamental, no curso normal e como gestor educacional em vários ambientes educacionais. Essa mesma legislação define que as habilitações deixam de existir e todos os formados em pedagogia podem atuar em funções de docência, incluindo a gestão escolar.
O movimento que questionava a função controladora, fiscalizadora, individualista e burocratizadora do...
tracking img