Portfólio filosofia da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFRAN NEAD CURSO DE PEDAGOGIA

PORTFÓLIO PARA AVALIAÇÃO DO TERCEIRO SEMESTRE

MARCOS RODRIGUES QUEIROZ

TUTORA: EDNA CINTRA HABER

[pic]

CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARAPRATICA EDUCATIVA

FRANCA
2011

SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO.................................................................... 01

II DESENVOLVIMENTO..................................................... 02

III CONCLUSÃO................................................................... 03

IV REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................... 04

1. INTRODUÇÃO

A filosofia semanifesta ao ser humano como uma forma de entendimento que ajuda a compreensão de sua existência, como lhe oferece um direcionamento para sua ação, um rumo para seguir ou, ao menos, para lutar por ele. Elaestabelece um quadro organizado e coerente de visão de mundo, sustentando uma ação organizada e coerente de agir. A filosofia não é de modo algum uma simples abstração independente da vida. Ela é, aocontrário, a própria manifestação da vida humana e a sua mais alta expressão. Traduz o sentir, o pensar e o agir do homem. (Luckesi, 1995, p.23).
Segundo Luckesi (1995, 31), as relações entrefilosofia e educação parecem naturais. Enquanto a educação trabalha o desenvolvimento das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou se desenvolver as geraçõese a sociedade. É a filosofia que exige postura do educador.

2. DESENVOLVIMENTO

A filosofia na pratica da educação faz com que o Professor desperte para a importância de se pensar criticamente.Existe a necessidade de se recorrer ao conhecimento filosófico, pois é onde se desenvolve uma visão mais ampla no sentido da vida e de tudo, que estabelece assim uma busca com a devida distânciacrítica, o significado da nossa existência. Sendo o que comumente expressa quando se refere ao “pensar”, refletir, ao argumentar, ao demonstrar, com recursos comuns da nossa subjetividade.
Na formação...
tracking img