Portfólio centro cirurgico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

O Centro-cirúrgico (CC) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital devido sua especificidade, presença de agente estressores devido às possibilidades de risco à saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica.
O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições desegurança para o paciente, e de conforto e segurança para as equipes que o assiste.
Sendo um setor de circulação restrita, destacam-se, entre suas finalidades, a realização de procedimentos cirúrgicos devolvendo os pacientes às suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; otimização de campo de estágio para a formação, treinamento e desenvolvimento de recursoshumanos; e o desenvolvimento científico para o aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e afins.

16/08/2011 PRÁTICA CLÍNICA DE CENTRO CIRÚRGICO

No primeiro dia de prática clínica de Centro Cirúrgico, nos reunimos no Cesumar para a Professora Simone nos orientar quanto ao campo onde vamos atuar. Fomos ao laboratório para relembramos as teorias como tempos cirúrgicos, nome das pinças utilizadasem cada tempo, montagem da mesa, assepsia e paramentação. Foi falado também sobre a atuação do instrumentador e do circulante. A professora nos informou que durante a prática iremos nos dividir onde cada dupla irá ficar num setor. Esses setores incluem sala de cirurgia onde podemos instrumentar ou circular, sala de recuperação pós - anestésica – RPA onde iremos assumir o paciente integral, ecentral de esterilização onde vamos observar todo processo e auxiliar no que for preciso.

TEMPOS CIRÚRGICOS
De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese.
Diérese: É o rompimento da continuidade dos tecidos, ou planos anatômicos, para atingir uma região ou órgão. Pode ser classificada em mecânicaou física.
A diérese mecânica possui alguns tipos, dentre eles:
- Punção: realizada através da introdução de uma agulha ou trocarte nos tecidos, sem, contudo, seccioná-los, com várias finalidades como drenagem de coleção líquida das cavidades ou do interior dos órgãos, colheita de fragmentos de tecidos e de líquidos para exame diagnóstico, injeção de contraste e medicamentos.
- Secção:consiste na segmentação dos tecidos com o uso de material cortante, como tesouras, serras, lâminas ou bisturi elétrico.
- Divulsão: realizada através do afastamento dos tecidos nos planos anatômicos com tesouras de bordas rombas, tentacânulas ou afastadores.
- Curetagem: consiste na raspagem de superfície de um órgão com auxílio de cureta.
- Dilatação: realizada com a finalidade de aumentar aluz de um órgão tubular.
Já a diérese física pode ser classificada em:
- Térmica: realizada com o uso de calor, cuja fonte é a energia elétrica, por intermédio do bisturi elétrico.
- Crioterapia: consiste no resfriamento intenso e repentino da área em que vai ser realizada a intervenção cirúrgica. Normalmente é utilizado o nitrogênio liquefeito por ser uma substância criogênica potente.
-Raio laser: o aparelho de raio laser consiste em um bisturi que emprega um feixe de radiação infravermelha de alta intensidade. Os sistemas laser podem ser obtidos com materiais em estado sólido, líquido e gasoso. Existem vários sistemas laser, mas o mais utilizado na cirurgia é o laser de dióxido de carbono (CO2).
Intrumentaiss utilizados
Utilizados na diérese temos numa abordagem ampla: obisturi e tesouras em seus vários tamanhos e modalidades.
Hemostasia: É o processo que consiste em impedir, deter ou prevenir o sangramento, pode ser feito simultâneo ou individualmente por meio de pinçamento e ligadura de vasos, eletrocoagulação ou compressão. Na realidade a hemostasia começa antes da cirurgia, quando se realizam, no pré-operatório imediato, os exames de tempo de coagulação e...
tracking img