Portadores de necessidades especiais e a inclusão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A preocupação em demonstrar formas, entender problemas e possibilitar a inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais vem se destacando nas últimas décadas, principalmente na sociedade atual.
A escola, seja especial ou regular tem sido um órgão importante na integração social, quer como formadora, quer como local de convívio. No entanto, essa mesma escola pode setornar um órgão de exclusão social dos portadores de necessidades especiais, se não repensar a inclusão dos mesmos.
Infelizmente, o que mais se evidencia hoje em dia é que tem se tomado uma postura mais assistencialista do que educadora, deixando de buscar soluções pedagógicas mais apropriadas para a verdadeira integração na sociedade.
Procurar-se-á mostrar através de pesquisas, diferentesopiniões de educadores, cientistas e autores renomados para se conseguir a inclusão de portadores de necessidades especiais sem que haja isenção da responsabilidade de incluí-los num espaço estruturado.
A estrutura adequada é essencial para criar-se um espaço inclusivo, da mesma forma é fundamental um bom planejamento. Criatividade e participação apenas não são suficientes para que se desenvolva umambiente propício para tais necessidades. É preciso sistematizar os conhecimentos nessa área, e é evidente que haja necessidade de investimentos financeiros. Um Governo ou uma sociedade que dizem promover a inclusão e não destinam verbas e ajudas técnicas a compra de materiais e reformas adequadas para criar a acessibilidade não estão pensando em inclusão.
É importante sabermos o quanto énecessário compreender as limitações dos indivíduos com necessidades especiais, juntamente com os indivíduos normais. Havendo essa compreensão, maior será a interação dos portadores de necessidades especiais e a aceitação será mais fácil, pois, haverá maior valorização facilitando a entrada desses indivíduos na sociedade e mais tarde, no mercado de trabalho. Não bastando acolher e promover a interaçãosocial, é preciso ensinar como a própria Legislação prevê, no lugar de focar o atendimento clínico, é preferível permitir que trabalhem cada vez mais em conjunto.
Para tanto, deve estruturar-se de uma forma diferente, oferecer educação de qualidade fazendo adaptações físicas e pedagógicas, reconhecendo a função e brigar pelos recursos necessários.
É histórica e notória a dificuldade de integraçãodo indivíduo com necessidades especiais em uma comunidade escolar e na sociedade. No Brasil, há muito tempo, os indivíduos com algum tipo de dificuldade eram excluídos, marginalizados, colocados em instituições, isolados da realidade familiar e social.
Atualmente, muitas mudanças aconteceram, principalmente com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os novos Parâmetros Curriculares,notamos uma maior atenção a estes indivíduos, aumento de encontros, debates, pesquisas e inúmeras publicações sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais na escola regular permitindo assim sua socialização.
Apesar de todos os esforços e iniciativas, ainda existem barreiras físicas e sociais que impedem o efetivo processo de integração de alunos com necessidades especiais no mundo dito paratodos. Estudos realizados mostram que houve um período em que os indivíduos portadores de necessidades especiais eram sacrificados, por não serem úteis a sociedade e, na Idade Média, relacionados às idéias do mal e do pecado. Gradativamente, a rejeição transformou-se em compaixão, proteção e filantropia, que felizmente hoje, vem sendo substituída pela conquista de dignidade, direito e cidadania. Oconsenso mundial reflete a configuração de novas linhas de ação inspiradas no princípio de integração e reconhecimento da necessidade de assegurar escolas para todos, que reconheçam as diferenças, promovam a aprendizagem e atendam as necessidades de cada um.
A prática do Artigo 58 da Lei nº 9394 de Diretrizes e Bases da Educação, fez com que a escola desempenha-se um relevante papel no...
tracking img