Portador do x fragil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A dificuldade de aprendizagem por crianças portadora da síndrome do fator “X”-frágil, também conhecida Síndrome de Martin-Bell, abordado neste trabalho, cuja pesquisa foi levantada ao longo do período ____________. Foi feito estudo em diversas fontes de textos sempre procurando investigar e compreender a reflexão a cerca da dificuldade da aprendizagem dos portadores dessa síndromede forma global e integradora dos processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais, pedagógico e atendimento psicopedagógico que determinam a condição do portador da síndrome e interferem no processo de aprendizagem. Assim como a colaboração da família em acompanhá-lo como também a sua inclusão. A metodologia da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, buscando a fonte para leituraem biblioteca, internet. É preciso uma colaboração familiar saudável, uma relação positiva de cooperação, alegria e motivação. O educador deve ter consciência da importância de criar vínculos com seus alunos através das atividades cotidianas, construindo sempre novos vínculos, mais fortes e positivos ao perceber que o aluno apresenta dificuldades em sua aprendizagem.

Palavras-chave:portador da síndrome “X”-frágil. Dificuldade de aprendizagem. Família. Inclusão. Atendimento psicopedagógico




Introdução

A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos espontâneos e naturais do ser humano. A aprendizagem escolar também considerada um processo natural resultando de um complexo mental como o pensamento, a percepção, a maioria e as emoções em que a criançadeveria sentir prazer em aprender. O estudo do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades são desenvolvidos pela psicopedagogia levando-se em consideração as realidades interna e externa, utilizando-se de vários campos, do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os. “ensinar é fundamentalmente deixar aprender, ou deixar ser o que se possa, pois cada um aprende conforme o horizonte desuas possibilidades.” (BRASI,1980).

Este trabalho tem como objetivo contribuir com a prática educacional oferecendo subsídios teóricos para investigação e compreensão da reflexão da dificuldade de aprendizagem dom portador da síndrome “X”-frágil, através de um olhar psicopedagógico vinculado sobre o processo de aprender frente aos novos desafios.

O educador para ensinar deve tambémestar imbuído de conhecimentos que permita diversificar e criar estratégias de intervenção no ambiente escolar, garantindo a igualdade de possibilidades do aprender deste aluno.

Assim, é primordial que os profissionais envolvidos em desenvolvimento desses portadores mantenham-se atualizados e conheçam os processos normais de construção dos aprendizados, seus desvios e sua inclusão, assimcomo os principais sinais indicadores de suas dificuldades.

Desenvolvimento

Alguém já ouviu falar no termo “X”-frágil? Parece a denominação estranha aos nossos ouvidos menos atentos, mas trata-se de uma síndrome de origem hereditária, e o seu reconhecimento relativamente recente. A síndrome tem sido considerada uma das mais importantes anomalias ligadas ao cromossoma X. O nome se dá àpresença de um sitio frágil observado no braço longo do cromossoma “X”, em sua região terminal (Xq27. 3 ou Xq28). A doença é mais freqüente em meninos que em meninas e a provável causa da deficiência mental produzida por essa síndrome seja devido à carência de uma proteína conhecida por FMRP que desestabiliza todo processo cerebral.

Podem ser observadas também, alterações faciais maisevidentes como: orelhas grandes, face longa, testículos aumentados, hiperxtensibilidade das articulações, queixo proeminente, pés planos e perímetro cefálico aumentado.

Os descendentes dos portadores da síndrome do “X”-frágil são diferentes, dependendo do sexo. Quando o pai é o portador pode pode transmitir o cromossoma “X” as suas filhas, mas nunca aos filhos. A mãe portadora tem a...
tracking img