Portabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTABILIDADE DE NÚMEROS TELEFÔNICOS É um processo ou grupo de processos que permitem que um cliente de um prestador de serviço transite para outro prestador mantendo o mesmo número de telefone. A portabilidade permite que um cliente de telefonia móvel ou fixa mantenha o número do seu telefone, mesmo que troque de operadora. Já o desbloqueio de aparelho permite que o cliente use o chip daoperadora que quiser no seu aparelho, observado o contrato celebrado com a operadora. Isso significa que você pode mudar a sua operadora e manter o seu número, contanto que você não mude de cidade. Se você tem um celular e quiser mudar de plano, de pré para pós-pago ou viceversa, você também pode, mas note que solicitar a portabilidade não dispensa o cliente dos compromissos assumidos no contrato dasua linha. A portabilidade numérica vai tornar o usuário “dono” de seu número de telefone fixo e celular. Assim, o usuário poderá mudar de operadora móvel e fixa sempre que quiser e manterá sempre o mesmo número. A portabilidade vale dentro de algumas regras específicas. Mudanças de operadora, no entanto, estarão sujeitas a cobranças de taxas de instalação.

Portabilidade Numérica

APortabilidade Numérica para telefones fixos e celulares foi implantada no Brasil de forma gradual no período de Set/08 a Fev/09. A partir de Mar/09 a portabilidade numérica passou a estar disponível em todo o país. Com a Portabilidade Numérica passou a ser possivel manter o número telefônico ao trocar de operadora em uma mesma área local. É possível utilizar a portabilidade numérica quando se troca de: operadora de celular em uma mesma área local (mesmo DDD) ;  operadora de telefonia fixa em uma mesma área local;  endereço dentro da mesma área local (Esta portabilidade já é oferecida por várias operadoras) . As principais caraterísicas da portabilidade numérica no Brasil são:  A portabilidade, trocar de operadora mantendo o número, tem um custo de R$ 4,00 para o usuário, cobrado um valor (umaúnica vez) na troca de operadora. Algumas operadoras estão subsidiando este valor;  A solicitação de portabilidade deve ser encaminhada pelo usuário para a sua nova operadora e só poderá ser recusada se contiver dados incorretos ou se já estiver em andamento uma outra solicitação de portabilidade. O usuário pode portar o número quantas vezes quiser;  Com a portabilidade acaba a relaçãocontratual do usuário com a antiga operadora, mas não o exime de pagamento de multas recisórias previstas no contrato, caso ele possua um contrato de 12 meses de duração;  O Prazo para o número ser portado passou a ser de 3 dias úteis a partir da solicitação do usuário em 12/03/2010 (era de 5 dias). O período de transição (sem serviço) deve ser de 2 horas em 99% dos casos;

1



A Anatel optoupelo modelo que utiliza uma entidade administradora da portabilidade contratada pelas prestadoras. A Entidade Administradora da Portabilidade é a ABR Telecom e o fornecedor da solução tecnológica a Cleartech. 2 Anos de Portabilidade O número de pedidos de portabilidade ultrapassou a marca de 8 milhões em Set/10.

2 anos de Portabilidade

No dia primeiro de setembro de 2010, a portabilidadenumérica completou dois anos de implantação em todo o território nacional. Nestes dois anos 6,3 milhões de usuários trocaram de operadora e mantiveram seus números, sendo 69,6% deles usuários de telefonia móvel e 30,4% de telefonia fixa.

No início da portabilidade o usuário tinha de esperar até cinco dias úteis para ter o serviço concluído, hoje esse prazo é de três dias úteis.

1 Ano dePortabilidade O número de pedidos de portabilidade ultrapassou a marca de 3 milhões em Set/09.

1 ano de Portabilidade

Neste primeiro ano de portabilidade numérica os pedidos chegaram a 2,8 milhões, destes 1,8 milhão para usuários de telefonia móvel e 971 mil para a telefonia fixa. A taxa de efetivação foi de 75,1%.

Para o mês de setembro a taxa de efetivação de números fixos portados...
tracking img