PORTABILIDADE E SEGURAN A

385 palavras 2 páginas
1 PORTABILIDADE

Capacidade do produto de software de ser transferido de um ambiente para outro, podendo ser este ambiente do tipo organizacional, de hardware ou de software.

1.1 Adaptabilidade

Capacidade do produto de software de ser adaptado para diferentes ambientes especificados, sem necessidade de aplicação de outras ações ou meios além daqueles fornecidos para essa finalidade pelo software considerado.
Adaptalidade inclui a possibilidade de ajustes da capacidade interna(por exemplo, campos de tela, tabelas, volume de transações, formato de relatórios, etc.)
Se o software for adaptável pelo usuário final, adaptabilidade corresponde à adequação à individualização, como definido na NBR ISSO 9241-10, e pode afetar a operacionalidade.

1.2 Capacidade para ser instalado

Capacidade do produto de software para ser instalado em um ambiente especificado.
Se o software for instalável pelo usuário final, a capacidade para ser instalado afeta a adequação e a operacionalidade.

1.3 Coexistência

Capacidade do produto de software de coexistir com outros produtos de software independentes, em um ambiente comum, compartilhando recursos comuns.

1.4 Capacidade para substituir

Capacidade do produto de software de ser usado em substituição a outro produto de software especificado, com o mesmo propósito e no mesmo ambiente.
Por exemplo, numa nova versão de um produto de software, a capacidade para substituir é importante para o usuário quando da atualização da versão.
Capacidade para substituir é utilizada no lugar de compatibilidade para evitar possível ambiguidade com interoperabilidade.
Capacidade para substituir pode incluir atributos de capacidade para ser instalado e adaptabilidade. O conceito foi introduzido como uma subcaracterística própria devido à sua importância.

1.5 Conformidade relacionada à portabilidade

Capacidade do produto de software de estar de acordo com normas ou convenções relacionadas à portabilidade.

2 SEGURANÇA

Capacidade do produto de software

Relacionados