Port1. sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Oque é Software Livre?

Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (softwarecomercial). Ao distribuir o software livre, o detentor dos direitos deve escolher uma licença de software livre que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas.
Podemos mencionar inclusive sobre este contexto a ação de Richard Stallman na qual foi o fundador da Organização de Software Livre tendocomo projeto base o GNU (GNU is not UNIX) onde o mesmo tinha por finalidade criar um clone melhorado do Unix, sendo necessário desenvolver a partir do zero, sem utilizar o código fonte do UNIX. Também encontramos mais duas organizações internacionais que são hoje as principais responsáveis pela proteção e promoção do software livre, a Free Software Foundation (FSF) e a Open Source Initiative(OSI), atuam também para garantir que os termos Free Software e Open Source sejam utilizados de forma correta.

2- Quais informações encontramos no arquivo mensagens encontrado na pasta /var/log?

Arquivo responsável pelo armazenamento das ocorrências no processo de inicialização do sistema operacional gravando de forma sequencial no arquivo as mensagens relacionadas à sua execução tanto sobre oconteúdo positivo quanto negativo relatando sobre forma de instruções.

3- O que é BIOS? Quais configurações podemos realizar nele?

BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS éum programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

A BIOS realiza uma série de testes, visando detectar com exatidão os componentes de hardware instalados no micro. Este teste é chamado de POST. O POST tem duas funçõesbásicas: detectar o hardware instalado (atribuindo endereços de IRQ, endereços de I/O e outros recursos) e verificar se os componentes básicos (processador, memória, placa de vídeo e circuitos de comunicação) estão funcionando como deveriam.
Nele podemos configurar hora, data, habilitar dispositivos e portas bem como alterar as sequencias de inicialização de sistemas e particularidades dasunidades de armazenamentos (hard disk).

4- Qual a função do bootloader?

É um programa com a função de acessar o disco do computador e carregar o sistema operacional na memória para assumir o controle do equipamento. Ele pode ser apenas um único programa ou múltiplos encadeados, desde que um deles execute o carregamento do sistema operacional. O bootloader, ou gerenciador de boot, é um programasimples com a função de acessar o disco do computador e carregar o sistema operacional na memória para assumir o controle do equipamento. Ele pode ser apenas um único programa ou múltiplos encadeados, desde que um deles execute o carregamento do sistema operacional.

5- Quais informações contem o arquivo iniitab?

É o arquivo responsável por definir o nível de execução (runlevel) que o Linux vaiiniciar e a sequência de scripts que serão executados para inicializar os serviços e os perfis do sistema.

6-como podemos desligar o computador imediatamente? (com comando)
Através dos comandos:
Shutdown -h now; Halt; poweroff.

7- Existe diferença entre swap e memória RAM?

Sim, A memória RAM é onde o computador armazena as instruções necessárias ao funcionamento do sistema...
tracking img