Port

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







TESTE DE INGRESSO
FORMAÇÃO GERAL







2013


ORIENTAÇÕES

PASSOS PARA REALIZAR O TESTE

1. Faça sua prova sem qualquer ajuda e/ou orientação, nem mesmo buscando outras fontes. Use o tempo máximo proposto de três horas. Você é o primeiro interessado em ter um resultado que reflita sua realidade. Receberá o resultado individualmente e poderá compará-lo comsua turma e seu curso. O teste proposto para este início de semestre avaliará a FORMAÇÃO GERAL exigida aos alunos de graduação no Brasil. A Formação específica será avaliada em outros momentos.


2. Faça o download da prova, em nosso site www.niltonlins.br, acessando o Portal do Aluno. Imprima ou salve o arquivo em seu computador para poder ler e responder as questões.


3. Faça odownload da folha resposta e imprima-o para poder marcar as respostas. A folha deve ser entregue na coordenação a partir de 25/02.


4. Realize a prova em sua residência ou em outro local escolhido por você. Não há necessidade de realizar a prova nas instalações da Universidade.


5. Devolva a folha resposta, devidamente respondida, na semana de 25/02 a 01/03. Os resultados individuaisserão entregues aos alunos pelas coordenações. O gabarito será disponibilizado na primeira semana de aula.


6. A realização do teste de progresso servirá como parte da nota da 1ª avaliação e garante uma carga horária de 6 horas de atividades complementares e certificação com menção honrosa aos primeiros classificados.


7. Lembre: é a entrega que garante a nota máxima e não aquantidade de respostas certas. Faça com tranquilidade e honestidade o teste e terá um resultado fiel que ajudará a ter maior êxito em seus estudos.

|QUESTÃO 1 |

Retrato de uma princesa desconhecida
Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Paraque os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientesServindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino
ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p.73.
No poema, a autora sugere que

(A) os príncipes e as princesas são naturalmente belos.
(B) os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa.
(C) a beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial.
(D) o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.
(E) o exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto daprincesa.


|QUESTÃO 2 |

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafiosdos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.

Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do...
tracking img