Porque o fmi foi criado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º slides
O FMI O Fundo Monetário Internacional (FMI) busca estimular a cooperação monetária global, proteger a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis deemprego e crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo. Fundado em 1945, o FMI é administrado pelos governos de seus 188 países membros ― quase todos os países do mundo ― aosquais presta contas.
Os Fundadores do FMI: Os principais arquitetos do sistema de Bretton Wood e, portanto, do FMI, foram Harry Dexter White e John Maynard Keynes.
Por que o FMI foi criado e comoele trabalha?
O FMI, também conhecido como o “Fundo”, foi concebido em julho de 1944 numa conferência da ONU realizada em Bretton Woods, New Hampshire (Estados Unidos). O objetivo dos 44 governosrepresentados naquela conferência era criar um quadro de cooperação econômica para impedir a recorrência do círculo vicioso de desvalorizações competitivas que havia contribuído para a Grande Depressão dadécada de 1930.
2º slides
Propósito original: O Artigo I do Convênio Constitutivo define os principais objetivos do FMI:
- Promover a cooperação monetária internacional
- Facilitar a expansão eo crescimento equilibrado do comércio internacional;
- Promover a estabilidade cambial;
- Auxiliar na criação de um sistema multilateral de pagamentos;
- Disponibilizar recursos (com as devidassalvaguardas) aos países membros com problemas no balanço de pagamentos.
3º slides
1 - Responsabilidade do FMI - Principal função do FMI é assegurar a estabilidade do sistema monetário internacional— o sistema de taxas de câmbio e pagamentos internacionais que permite aos países (e seus cidadãos) efetuar transações entre si.
2- Supervisão - Para manter a estabilidade e prevenir crises nosistema monetário internacional, o FMI analisa as políticas de cada país.
3 - Assistência financeira - Nas mais recentes reformas dos instrumentos de crédito do FMI, estes 1º slidespassaram por...
tracking img