Porque o brasil acumula reservas em moeda estrangeira?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Economia
Porque o Brasil acumula reservas em moeda estrangeira?
A) Reservas Brasileiras em moeda estrangeira:
Dez 2008 Dez 2009 Dez 2010 Abril 2011
190.929228.644 276.148 312.269 US$ milhões
O principal motivo para economias emergentes, como Brasil, acumularem reservas internacionais é garantir certa segurança contracrises internacionais, além de permitir que os investidores estrangeiros tenham garantias na conversão do real em moeda estrangeira
Nos últimos anos entraram mais dólares no país, seja na forma deexportações ou entrada de capitais para investimento, do que saíram. O Banco Central brasileiro, assim como vários pelo mundo, aproveita esse excesso para acumular um colchão de segurança, as reservasinternacionais.As reservas brasileiras atuais ultrapassam os 310 milhões de dólares.
Com reservas tão grandes, o Banco Central é capaz de evitar a desvalorização do real em momentos críticos. Quando osinvestidores internacionais resolvem retirar o dólar do mercado em massa, como aconteceu no começo da crise, o banco pode neutralizar esse movimento ao jogar dólares no mercado. Ao vender a moedaestrangeira, impede a desvalorização excessiva do real.
A mera divulgação da existência de reservas tão vultosas tem efeitos benéficos para o país. Os investidores tornam-se cientes de que ele estápreparado para enfrentar turbulências. Quem empresta aos brasileiros pede um retorno mais baixo, já que o risco de não pagamento torna-se menor.Fonte:http://www.bcb.gov.br/pec/sdds/port/templ1p.shtm (Site oficial do Banco Central do Brasil).

B) Ações comerciais do governo brasileiro emrelação as importações da Argentina e à economia chinesa.
*Disputa comercial entre Brasil e Argentina:
Ambos os países, que têm um comércio bilateral superior a US$ 30 bilhões, mantêm desde a...
tracking img