Porque a disciplina de antropologia é importante para o assistente social?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
À caça do vírus da gripe assassina A mais letal onda de gripe da história está sendo exumada por Jeffery K. Taubenberger, Ann H. Reid e Thomas G. Fanning [continuação]

A mais letal epidemia de gripe da história moderna desapareceu tão rapidamente quanto surgiu, e sua causa perdeu-se com o tempo. Ninguém preservou amostras do elemento patogênico para estudos posteriores porque até a década de1930 não se sabia que a doença era virótica.

Mas, graças à incrível visão do Museu Médico do Exército dos EUA, à persistência do patologista Johan Hultin e a avanços na análise genética de amostras de tecidos antigos, foi possível restaurar partes do vírus de 1918 e estudar suas características. Agora, passados mais de 80 anos, tecidos recuperados de vítimas fornecem respostas a questõesfundamentais sobre a natureza da pandemia e sobre viroses de influenza em geral.

Esse empenho não foi motivado meramente por curiosidade histórica. Devido à contínua evolução das viroses de influenza, novas ondas da doença continuam a -ameaçar populações humanas. Pandemias de gripe humana apareceram duas vezes depois de 1918 - em 1957 e em 1968. E ondas de gripe que geralmente atingem apenas animaistêm também afetado humanos, como visto há pouco na epidemia da "gripe do frango" na Ásia. Nossos dois principais objetivos são determinar o que fez a influenza de 1918 ser tão virulenta, para orientar o desenvolvimento de tratamentos e medidas preventivas, e estabelecer a origem do vírus, de modo a facilitar a localização de fontes futuras de ondas pandêmicas.

Busca no Passado
Em muitosaspectos, a pandemia de influenza de 1918 foi similar a outras, anteriores e posteriores. Sempre que uma nova onda de gripe aparece com características nunca vistas na maioria dos sistemas imunológicos das pessoas, a disseminação epidêmica é provável. Mas certas características únicas dessa pandemia permanecem enigmáticas.
Por exemplo, ela foi excepcional em termos de disseminação e gravidade.

Foramregistradas eclosões na Europa e na América do Norte, alastrando-se do interior do Alasca às mais remotas ilhas do Pacífico. Acredita-se que um terço da população mundial tenha sido infectada. A doença teve também severidade incomum, com taxas de mortalidade entre 2,5% e 5% - mais de 50 vezes maior do que a mortalidade registrada em outras epidemias de influenza.

No fim de 1918, todos na Europachamavam o mal de "Gripe Espanhola", provavelmente porque a neutra Espanha não impôs censura às notícias sobre a doen-ça, o que ocorria nos países que combatiam na guerra. O nome pegou, embora as primeiras epidemias tenham surgido dentro e próximo dos campos militares americanos em março de 1918. A segunda e principal onda da pandemia global ocorreu entre setembro e novembro de 1918, e em muitoslugares ainda ocorreu um grave surto no início de 1919.

Os antibióticos ainda estavam para ser descobertos, e muitas das pessoas que morreram sucumbiram à pneumonia causada por bactérias oportunistas que infectaram os já debilitados pela gripe. Mas uma parte das vítimas da influenza morreu, apenas alguns dias depois do aparecimento dos sintomas, por causa de uma severa pneumonia viral - causadapela gripe em si - que deixava seus pulmões com hemorragia ou cheios de fluidos. Além disso, muitas mortes ocorreram entre pessoas de 15 a 35 anos, um grupo que raramente morre de influenza. O que surpreende é que mais de 99% das vítimas extras de influenza (aquelas acima da média anual de 1918-1919) tinham menos de 65 anos. Esforços para entender essa pandemia começaram já naquela época, mas ovírus permaneceu escondido por quase oito décadas. Em 1951, cientistas da Universidade de Iowa, incluindo um estudante recém-chegado da Suécia chamado Johan Hultin, foram até a longínqua península Seward, no Alasca, à procura da cepa de 1918 .

Em novembro de 1918, a gripe se espalhou por uma vila pesqueira inuíte, hoje chamada Brevig Mission, em cinco dias, matando 72 pessoas, cerca de 85% da...
tracking img