Porque ser um administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir. Contudo, essa não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para o vestibular.
O fato é que mesmo os que já têm definido o que anseiam profissionalmente, muitas vezes mudam deopinião, largam a faculdade e até o trabalho depois de formados e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira.
São arquitetos que pretendem serem músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e, até cirurgiões que largam o bisturi para se tornarem administradores.
Mas então, o que fazer para se escolher a profissão correta? Nãohá fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal, tais como:

1.1 CARREIRA E VOCAÇÕES: É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suasvocações.

1.2 SONHO X REALIDADE: A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo? Ganhar bem?
Quem não sabe pra onde quer ir não chega a lugar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.1.3 MERCADOS SATURADOS: É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego.

Com o crescimento da economia e a necessidade de melhoria nos processos produtivos nas empresas mantêm em alta a demanda pelo profissional formado emAdministração.
Neste trabalho, demonstraremos as vantagens para quem escolhe o curso de Administração.
1.
AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE SALVADOR ESTAO REALIZANDO O FORUM DAS PROFISSÕES

2.1 PORQUE ESCOLHER ADMINISTRAÇÃO?
Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-la é seu reflexo sobre o desempenho dasorganizações.
O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas.
Na atualidade, as organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas.
É dramático o impacto do mau funcionamento de uma organização de grande porte sobre a sociedade.
Considere por exemploa quebra de um banco, como aconteceu com o Econômico em 1995. Funcionários perdem o emprego e contribuintes são obrigados a arcar com as conseqüências.
Pense numa cidade inundada e você vai lembrar-se da Prefeitura, pense em pessoas despreparadas, e você vai lembra-se do baixo nível da educação, pense na necessidade de pagar planos de saúde ou pensão, ou nas filas nos hospitais públicos, e vocêvai lembrar-se do governo que não trabalha como deveria.
Muitos problemas que você enfrenta têm sua origem na inexistência ou ineficiência de algum tipo de organização.
Organizações bem administradas são importantes por causa desse impacto sobre a qualidade de vida da sociedade.
Administradores bem preparados, portanto, são recursos sociais importantes.

2.2 O CURSO
O bacharelado emAdministração é o curso com o maior número de formandos a cada ano. Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011, existiam no país em 2010 cerca de 705 mil futuros administradores. Esses dados dão uma idéia de quão concorrido é esse mercado. Em contrapartida, o crescimento da economia e a necessidade de melhoria nos processos produtivos nas empresas...
tracking img