Porque se designa o sono rem por sono paradoxal?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque se designa o sono REM por sono paradoxal?

O sono é um estado de consciência, em que há repouso normal e periódico, caracterizado por umpadrão de ondas cerebrais típico.
Durante o sono, ocorrem alguns processos metabólicos, que podem afectar o nosso equilíbrio a curto, médio e longoprazo.
O sono tem várias fases, fase 1, 2, 3 e 4 e sono REM, a fase 1 é a indução ao sono, a fase 2 é quando há um relaxamento dos músculos e cai atemperatura corporal, as fases 3 e 4, processa-se no inicio da manhã quando o cortisol começa a ser liberado até atingir o pico, a fase de Sono REM, é afase de relaxamento muscular atinge o máximo e volta a aumentar as frequências cardíacas e respiratória.
Os sonhos são mais comuns na fase de sono REM,pois se uma pessoa for acordada nesta fase, ela lembra-se do que estava a sonhar, isto não quer dizer que as pessoas não sonhem e não se lembrem dossonhos nas outras fases, mas não ocorre com tanta frequência. O sono REM, em algumas literaturas é chamado de sono Paradoxal, pois quando o EEG indicavauma actividade cerebral semelhante à da vigília, ao nível muscular é registado o eletromiograma, que provoca um sono maus profundo.

Bibliografiahttp://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html
A Importância do Sono, Dra. Regeane Trabulsi Cronflihttp://www.nikken.arturdomingos.org/1815c5d6-2fb1-4ed3-ab9a-5cf0c0194d3b-22.html
http://www.clinicaceaap.com.br/ceaap/index.php?option=com_content&task=view&id=78&Itemid=124
tracking img