Porque reescrevemos a historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque reescrevemos continuamente a historia ???

Reescrevemos continuamente a historia, pois nossa capacidade de compreensão aumenta de acordo com o aumento no horizonte doconhecimento . A convicção de hoje não é a mesma de amanhã. Isso ocorre claramente na historia, pois o conhecimento histórico é infinito e deve ser continuamente recomeçado.
Toda historiaé seletiva e depende dos critérios de seleção , O PRESENTE é a posição mais importante, pois é a partir deste momento que temos as bases relacionadas à cultura e concepções, é ondesurgem novos pontos de vistas que servem para a compreensão e o questionamento, é a partir desse ponto que reescrevemos novamente a historia.
Todavia, quanto mais afastados estivermosde uma determinada situação historia, maior será nossa compreensão sobre tal fato. Pois estamos sempre em processo de transformação, seja cultural, intelectual e até mesmo porinovações tecnológicas.
A historia é reescrita toda vez que descobrimos novos acontecimentos que nos permitem entender e interpretar os acontecimentos do passado.
Com essa capacidade deconhecimento ampliada as conclusões sobre determinada época historia, podem tomar nossos rumos ocasionando uma nova interpretação historia.
Um exemplo clássico sobre as mudanças históricassão os descobertas de fosseis, os quais nos revelam grandes informações e nos dão novo rumo e conclusão sobre o passado histórico.
Não há dúvida de que aquilo que aprendemos poderá,a qualquer momento, ser questionado pelas novas descobertas científicas, por documentos que acabaram de ser encontrados ou por inovações tecnológicas e teóricas..
Concluímos que ahistoria é função dos interesses do presente, um historiador nunca verá a historia com os olhos de um contemporâneo, a historia é uma coisa viva e que esta em constante mudança.
tracking img