Porque existem vagas, e profissionais sobrando no mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da política econômica percebida pelo Brasil nas últimas décadas vem permitindo que mercado de trabalho amplie seus horizontes, tendo vista o crescimento na produção de bens e serviços para atender a demanda existente no país, e até porque não dizer do mundo, logo que ocupamos o terceiro lugar na lista entre as maiores nações exportadoras de commodities, ficandoatrás somente de Estados Unidos e União Européia.
Pode-se notar com clareza que o crescimento econômico proporcionou enormes benefícios a sociedade, mas não podemos deixar de evidenciar que país não estava preparado para um crescimento tão acelerado, daí surgem os problemas que dolorosamente enfrentamos, como dificuldades no setor de transporte, saúde e previdência, sem falar na educação equalificação profissional, sendo este ultimo mencionado neste trabalho de análise bibliográfica, como um dos principais fatores que limitam a inserção dos brasileiros no mercado de trabalho, mesmo havendo vagas disponíveis nas empresas para estes profissionais.
Ao decorrer deste trabalho, será analisada uma situação problemática do mercado de trabalho, que tem como foco a seguinte indagação; Porqueexistem vagas, e profissionais sobrando no mercado. Dentro deste questionamento serão apresentados os principais aspectos que levam a existência desta problemática, quais os setores mais afetados, e quais as medidas que já estão sendo tomadas pelas organizações para o controle desta situação.
Esta obra divide-se em duas partes, a primeira compreende uma análise bibliográfica da situação apresentada,enquanto a segunda demonstra os resultados de uma pesquisa realizada com profissionais no mercado, e as conclusões alcançadas através da amostra pesquisada, visando identificar as causas que provocam a situação problemática, tendo em vista a importância deste tema para mercado de trabalho e as complicações por ele causadas.




2. FATORES IDENTIFICADOS COMO SENDO CAUSADORES DA SITUAÇÃOPROBLEMÁTICA

2.1 FALTA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Em um mercado tão aquecido, como atualmente encontramos no Brasil, a falta de capacitação profissional, está sendo um dos maiores contratempos a serem enfrentados pelas organizações no processo de admissão de colaboradores, mesmo quando a um excedente de profissionais disponíveis na área. As empresas precisam cada vez mais de profissionaisespecializados com alto nível de conhecimento e habilidades para atuarem em áreas especificas da organização, como finanças, logística, auditoria e controle, qualidade marketing etc.
A concepção de profissionais generalista está cada vez mais caindo por terra, como pode ser observado com expressiva relevância entre os profissionais de advocacia, onde sobram muitos profissionais no mercado com essaformação, porém existem vagas que não são ocupadas devido à falta de especialização, essencialmente nas áreas de comércio internacional, reestruturação de empresas, direito ambiental, fusões e aquisições.
Outro setor que é visto hoje como um dos setores mais sensíveis a falta de profissionais qualificados, é o setor de serviços, onde sobram vagas e pessoas disponíveis no mercado, porém a faltapreparação por parte dos candidatos os impede de ocuparem essas vagas, sendo que muitas das empresas que exploram essa atividade acabam muitas vezes tendo que rever até mesmo adaptar seu planejamento de atuação e expansão no mercado. Em uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria, verificou-se que 69% das companhias do país sofrem com problema de qualificação profissional, e grandedificuldade está em como resolver o problema.
A economia como um todo no Brasil está vivenciando um momento aquecido, com ritmo acelerado de crescimento, o que resulta em uma demanda maior de produtos e serviços por parte dos consumidores, tendo em vista as facilidades que o mercado oferece.
Com a demanda em alta as organizações precisam produzir mais para atender este mercado em...
tracking img