Porque estudar tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POR QUE ESTUDAR TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO?
Para compreender a evolução dos modos de Administração nas organizações e para adquirir os conhecimentos essenciais à correta compreensão do assunto como um todo nas diversas ramificações da administração. O QUE SÃO TEORIAS?
São explicações , interpretações ou proposições sobre a realidade.
RELACIONE A COLUNA DA ESQUERDA COM A DA DIREITA
1.Taylor( 3) Escola das Relações humanas
(5 ) Teoria Comportamental
( 2) Escola Clássica
( 6) Administração por objetivos
(1 ) Administração Científica
(4 ) Abordagem Burocrática
2.Fayol
3.Elton Mayo
4.Max Weber
5.Maslow
6.Peter Drucker
Influência dos Filósofos
•Sócrates (469 a.C – 399 a.C), Platão e Aristóteles já se preocupavam com a administração pública e com as habilidadesdo administrador.
Platão (429 a.C - 347 a.C) preocupou-se com os problemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Aristóteles (384 a.C – 322 a.C) impulsionou o pensamento da Filosofia e no seu livro Política estudou a organização do Estado distinguindo três formas de Administração pública: Monarquia (chefe de Estado vitalício), Aristocracia (grande poderpolítico) e Democracia (governo do povo). Organização da Igreja Católica Ao longo dos séculos a Igreja foi estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior e sua coordenação. Tem umaorganização hierárquica tão eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa. Organização Militar •O princípio da unidade decomando - pelo qual cada subordinado só pode ter um superior. Revolução Industrial •1780 a 1860 - revolução do carvão e do ferro: Revolução Industrial •1860 a 1914 revolução do aço e da eletricidadeADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (EUA) – 1903 Frederick Taylor (engenheiro) –Abordagem de baixo para cima (operário, supervisor, gerente) –Busca de eficiência e produtividade –Ênfase nas tarefasTEORIA CLÁSSICA (FRANÇA) - 1916 Na Teoria Clássica os aspectos organizacionais são analisados de cima para baixo (da direção, para execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise), exatamente ao contrário da abordagem da administração científica Ênfase na Estrutura Ato de administrar =POC3 1. Prever 2. Organizar 3. Comandar 4. Coordenar 5. Controlar ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS (1932) •Elton Mayo (1880 -1949) – Australiano – professor da Harvard - coordenou a pesquisa na fábrica de Hawthorne. • Substituição do homo economicus pelo homosocial
TEORIA DA BUROCRACIA (1947) Max Weber
Tudo está previsto através de normas e regulamentos que fundamentam e constituem a legislação escrita da organização.
TEORIA COMPORTAMENTAL OU BEHAVIORISTA (1947) ÊNFASE NA MOTIVAÇÃO
-Maslow: -Teoria das Necessidades
-Hertzberg -Teoria dos dois fatores
-Mc Gregor -Teoria X e Y
TEORIA SISTÊMICA (1950) Ênfase: No ambiente, na interelação e...
tracking img