Porque estudar geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que estudar geografia?

Estudar geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos. Por meio desse estudo, podemos entender melhor o local em que moramos (seja uma cidade, seja umaárea rural) e o nosso país, assim como os demais países. O campo de preocupações da geografia é o espaço da sociedade humana, onde homens e mulheres vivem e, ao mesmo tempo, produzemmodificações que o(re)constroem permanentemente. Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas,populações: todos esses elementos, além de outros, constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidadematerial em que a humanidade vive e do qual é parte integrante.
Tudo nesse espaço depende do ser humano e da natureza. Esta última é fonte primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, oferro, o cimento e todas as outras coisas que existem nada mais são do que aspectos da natureza. Mas o ser humano reelabora esses elementos naturais ao fabricar o plástico utilizando o petróleo, aorepresar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar pântanos e edificar cidades, ao inventar velozes aviões para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico não é apenas o local de moradada sociedade da sociedade humana, mas principalmente uma realidade que é a cada momento (re)construída pela atividade do ser humano.
As modificações que a sociedade humana produz em seu espaço sãohoje mais intensas que no passado. Tudo o que nos rodeia se transforma rapidamente. Com a interligação entre todas as partes do globo e com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, passa aexistir um mundo cada vez mais unitário. Pode-se dizer que, em nosso planeta, há uma única sociedade humana, embora seja uma sociedade plena de desigualdades e diversidades. Os “mundos” ou sociedadesisoladas, que viviam sem manter relações com o restante da humanidade, cederam lugar ao espaço global da sociedade moderna.
 
Na atualidade, não existe nenhum país que não dependa dos demais, seja...
tracking img