Porque aprender empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque aprender empreendedorismo?

* Um dos maiores desafios do ensino brasileiro é o de parar de preparar os jovens para serem empregados e passar a formar empresários - empreendedores, pessoas capazes de transformar sonhos em realidade.
* A questão é: como fazer isso? Já que os empresários aprendem mais com a prática do que com a teoria.
* O empreendedor é aquele que faz as coisasacontecerem, se antecipando aos fatos e tendo uma visão futura da organização.
* No período de 1980 a 2000, as grandes empresas americanas demitiram 5 milhões de funcionários e as pequenas admitiram 34 milhões, no mesmo período. (Revista Fortune, 2001)
* Nos EUA, as empresas com menos de 500 funcionários empregam 53 % da mão-de-obra e são responsáveis por 51 % do PIB.

Definição deEmpreendedor

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”
Joseph Schumpeter (1949)
“O empreendedor é aquele que cria umequilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente”.
Kirzner (1973)
“O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.”
História do Empreendedorismo

* O primeiro empreendedor pode ser considerado o aventureiro Marco Polo, aotentar estabelecer uma rota comercial para o Oriente (Ásia);
* Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção;
* Richard Cantillon escritor e economista do século XVII é considerado o criador do termo empreendedor (aquele que assume riscos) ao diferencia-lo do capitalista (aquele que fornece o capital);
* Com oprocesso de industrialização, no século XVIII, os empreendedores europeus têm um grande impulso com o surgimento de novas oportunidades de negócios;
* No início do século XX os empreendedores são confundidos com os administradores (fato que ocorre até os dias atuais), pelo fato de serem vistos apenas pelo fato de organizarem, planejarem, dirigirem e controlarem as ações das empresas. No entanto, osempreendedores são mais visionários do que os administradores.

História do Empreendedorismo

* O primeiro empreendedor pode ser considerado o aventureiro Marco Polo, ao tentar estabelecer uma rota comercial para o Oriente (Ásia);
* Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção;
* Richard Cantillon escritor eeconomista do século XVII é considerado o criador do termo empreendedor (aquele que assume riscos) ao diferencia-lo do capitalista (aquele que fornece o capital);
* Com o processo de industrialização, no século XVIII, os empreendedores europeus têm um grande impulso com o surgimento de novas oportunidades de negócios;
No início do século XX os empreendedores são confundidos com osadministradores (fato que ocorre até os dias atuais), pelo fato de serem vistos apenas pelo fato de organizarem, planejarem, dirigirem e controlarem as ações das empresas. No entanto, os empreendedores são mais visionários do que os administradores.

Empreendedorismo no Mundo

* A dificuldade em encontrar trabalho é a motivação de 55,4% dos empreendedores, o que dá ao Brasil a maior taxa de atividade pornecessidade dos países pesquisados. .
* Segundo o estudo, o empreendedorismo por necessidade tende a ser maior entre os países em desenvolvimento, "onde as dificuldades de inserção no mercado de trabalho levam as pessoas a buscar alternativas de ocupação".

Empreendedores por Necessidade

* No empreendedorismo por necessidade, a pessoa é motivada a empreender como única alternativa...
tracking img