Sugestão de leitura para o professor:
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática. Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
Importante: O capítulo 5 intitulado "Para que ensinar teoria gramatical?" é umimportante texto que servirá de subsídio teórico
para o professor refletir sobre:
Para que ensinar teoria gramatical?
Por que ensinar gramática através dos textos?

Nas últimas quatro décadas, a partir daintrodução oficial da linguística nos cursos de Letras do país e o reconhecimento dessa disciplina como ciência, os professores de língua portuguesa não passaram ilesos pelo mal-estar criado pelointervalo existente entre a prática de ensino da língua materna e as pesquisas linguísticas no ambiente acadêmico.
Com a chegada das teorias do texto e do discurso, pensou-se até em não ensinar gramática.Houve quem postulasse que a leitura e a análise de textos, por si só, sem nenhuma sistematização quanto à gramática, seriam suficientes para que ela fosse aprendida. É lógico que a essência dessagramática, que se aprende na vivência do dia-a-dia como falante nativo, é o que basta para um mínimo necessário à comunicação em uma sociedade. No entanto, não há como negar que, nessa mesma sociedadecomunicativa, há situações em que só comunicar não basta: é preciso fazê-lo de acordo com certas convenções consideradas mais “corretas”, obedecendo a certas normas que são consideradas “padrão”.
Dessemodo, na sociedade atual, o ensino da gramática se faz sim necessário, e isso deve ser utilizado para subsidiar os alunos na inserção de modo mais efetivo e eficaz na sociedade: o uso da linguagemadequado às mais diversas situações comunicativas em que eles estiverem inseridos, que vão além das situações escolares e se estendem para quaisquer situações de sua vivência no meio social (SOARES, 1988).Esse ensino, no entanto, não deve ser feito na base da regra pela regra, explicada e exercitada com palavras e frases soltas. Não é eficaz, também utilizar textos apenas como pretextos, ou seja,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). Porque é importante ensinar gramatica atraves de textos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Porque-%C3%A9-Importante-Ensinar-Gramatica-Atraves/149561.html

MLA

"Porque é importante ensinar gramatica atraves de textos" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Porque-%C3%A9-Importante-Ensinar-Gramatica-Atraves/149561.html>.

MLA 7

"Porque é importante ensinar gramatica atraves de textos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Porque-%C3%A9-Importante-Ensinar-Gramatica-Atraves/149561.html>.

CHICAGO

"Porque é importante ensinar gramatica atraves de textos." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Porque-%C3%A9-Importante-Ensinar-Gramatica-Atraves/149561.html.