Porfirias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORFÍRIAS: CLASSIFICAÇÃO, FISIOPATOLOGIA, GENÉTICA E DIAGNÓSTICO LABORATORIAL.
Paulo Cesar Naoum, BM, PhD Diretor da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto, SP, Brasil E-mail: a.c.t@terra.com.br Introdução As porfírias constituem um grupo de patologias resultantes de alterações enzimáticas que participam da síntese do grupo heme que compõem a molécula da hemoglobina humana. Ascausas das porfírias podem ser de origens hereditárias ou adquiridas. Os portadores dessas doenças padecem de patologias que dependem do órgão ou sistema em que o acúmulo dos precursores do grupo heme se deposita. Quando os precursores do grupo heme, conhecidos genericamente por porfirinas (figura 1), se acumulam no fígado, a doença é denominada de porfírias hepáticas e se caracterizam por doresabdominais agudas e neuropatias de intensidades variáveis. Por outro lado, quando as porfirinas se acumulam nos eritrócitos e eritroblastos a doença é denominada porfírias eritropoiéticas e se manifestam por problemas na pele, geralmente por erupções de bolhas sensíveis à luz solar e aos raios ultravioletas, crescimento de pelos e excreção de urina em tons vermelhos e marrom. O termo porfíriaderiva da palavra grega porphura que significa pigmento roxo. A doença é antiga e as primeiras descrições acreditam-se terem sido feitas por Hipócrates. Entretanto a bioquímica da síntese da porfirina e de alguns de seus predecessores foi explicada inicialmente pelo bioquímico Felix Hoppe-Seylen em 1874, e depois gradualmente novos componentes foram descobertos e identificados, conforme mostra afigura 1.

1

Glicina + Succinil CoA

Ácido Delta Aminolevulínico (ALA) Porfobilinogênio (PGB) Hidroximetilbilane (HMB) Uroporfirinogênio III (Uro III) Porfirinas Coproporfirinogênio III (Coprogenio III) Protoporfirinogênio IX (Protogenio IX) Protoporfirina IX (Proto IX) Porfirina (Porfirina)

Grupo Heme

Figura 1: Esquema da síntese do grupo heme e os oito compostos químicos genericamenteconhecidos por porfirinas.

2

Biosíntese e Genética Os estudos mais recentes indicam que oito enzimas diferentes participam das transformações do complexo inicial de glicina/coenzima A até a formação do grupo Heme, conforme mostra a representação abaixo:

Glicina + Coenzima A
1 2 3 4 5 6 7 8

Grupo Heme

A deficiência de cada uma das enzimas é a causa hereditária de cada um dos tiposde porfíria, conforme mostra a tabela 1.
Tabela 1: Relação entre deficiências de oito enzimas e os nove tipos resultantes de porfírias e suas respectivas siglas. Enzima Deficiente 1. Ala – sintetase 2. Ala - deidratase 3. PBG – desaminase 4. Uriporfirinogênio co-sintetase 5. Uroporfirinogenio decarboxilase 6. Coproporfirinogênio oxidade 7. Protoporfirinigênio Oxidase 8. FerroquelataseProtoporfiria eritropoiética PPE Porfíria variegata PV Porfíria cutânea tardia Porfíria hepato-eritropoiética Coproporfirina hereditária PCT PHE CPH Anemia Tipo de Porfíria sideroblástica ligada Sigla ao ASLX PADD PIA PEC

cromossomo X Porfíria Ala-deidratase deficiente Porfíria intermitente aguda Porfíria eritropoiética congênita

3

As reações para transformar a glicina/succinil-Co A em grupo heme,tanto nas células hepáticas, quanto nos eritroblastos, ocorre em dois compartimentos dessas células: mitocôndria e citosol (região integrante do citoplasma), conforme mostra a figura 2.

ALA

PBG

1 Glicina Succil CoA

2

3

Grupo Heme
Porfirina

4 8 7 6 5

HMB

Proto IX Proto Genio IX

Uro III

MITOCÔNDRIA
Figura 2:

Copro Genio III

CITOSOL

Representação esquemáticada ação das enzimas que transformam a glicina/succinil-CoA em Grupo Heme. Os números de 1 a 8 representam as enzimas e os boxes amarelos representam as siglas dos componentes modificados e genericamente conhecidos por porfirinas (ver figura 1).

O processo de biosíntese do grupo Heme é complexo sob o ponto de vista bioquímico e fisiológico. Da mesma forma o controle genético de cada uma das...
tracking img