Porcelanato polido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 2
Porcelanato polido 3
Existem duas versões do porcelanato tradicional: fosco e polido. 3
O que é absorção de agua? 3
Segundo a Norma ISO 13006, quando um revestimento cerâmico é classificado como sendo Porcelanato? 4
Qual a diferença básica entre um Piso Cerâmico e o Porcelanato? 4
-maior resistência química: 4
-é impermeável: 4
-não há desenvolvimento demanchas de umidade; 4
-uniformidade de cores na peça e entre peças: 4
-mais leves, menor espessura e maior resistência mecânica: 4
Quando surgiu o porcelanato ? 5
Processo de Fabricação 5
Esquema do processo de fabricação do porcelanato: 6
A Prensagem: 6
CARACTERÍSTICAS  TÉCNICAS 8
Absorção de água 8
O que é Carga de Ruptura e Módulo de Resistência a Flexão? 8
O feldspato 9Coeficiente técnico de utilização de feldspato por produto 9
Produto Participação (%) 9
Bibliografia 10


Introdução

Após o desenvolvimento da queima rápida (biqueima e monoqueima), que caracterizou o final dos anos 70 e boa parte dos anos 80, a segunda grande revolução no setor cerâmico deu-se com a concepção do porcelanato, um material que surgiu na década de 80 e que, na opiniãode muitos, representa a nova fronteira a partir do ano 2000.
A produção de cerâmicas não esmaltadas com absorção de água próximo a zero para pequenos formatos não é exatamente uma novidade. Esses produtos eram normalmente recomendados para uso em áreas comerciais e industriais, com pouquíssimas opções de cores.
A substituição dos tradicionais fornos-tunel por modernos fornos a rolo,permitindo a fabricação de produtos com grandes formatos, desde 20 x 20 cm até 60 x 60 cm, deu início a uma grande revolução no setor.
De maior significado foi a transformação do porcelanato em um material de características modernas e versáteis, através do processo de polimento e da introdução de técnicas de decoração. O desenvolvimento deste tipo de produto foi de grande significado, poisestendeu o uso da cerâmica para locais de domínio das pedras naturais, que possuem uma resistência a abrasão mais elevada do que produtos cerâmicos esmaltados
Porcelanato polido

O porcelanato é um revestimento de altíssima qualidade, obtido atravez de matérias primas de grande pureza (argila, feldspato e corantes) submetidas a um tratamento térmico superior a 1200 °C. O porcelanato écompacto, homogêneo, denso, e totalmente retificado.
Suas vantagens são: altíssima resistência química, resistência ao gelo, resistencia mecânica, resistência ao abrasão e alta durabilidade. O porcelanato é especialmente indicado para ambientes de alto trafego como shopping centers, aeroportos, hospitais, escolas, industrias e supermercados.
A duração de um porcelanato é muito maior queo granito porque é mais duro na escala MOHS (escala aplicada as pedras naturais) . O Porcelanato pertence ao grupo de absorção de água BIa ( 0 a 0,50%), ou seja, sua absorção de água é praticamente nula. A limpeza, que deve ser constante, pode ser feita com água e sabão, saponáceo ou água sanitária.
Existem duas versões do porcelanato tradicional: fosco e polido.

O porcelanato sempolir é um produto técnico com superfície de alta dureza MOHS, adequado para entradas, imune ao riscado.
O porcelanato polido é uma peça retificada pelos 4 lados, chanfrada pelas 4 arestas, polida pela face superior. Tem, portanto, 9 usinagens. Aceita juntas estreitas, quase invisíveis. O que alguns descrevem como "assentar sem juntas", na verdade é assentar com juntas de 1 mm apenas.
Oque é absorção de agua?

Todo revestimento cerâmico tem uma certa porosidade, isto é, tem espaços vazios em sua base (massa).
Quanto menor a porosidade de um revestimento, menor a quantidade de água que ele pode absorver e melhores serão as suas características técnicas. Esta característica é utilizada para a classificação dos revestimentos cerâmicos.
Segundo a Norma ISO 13006, quando...
tracking img