Por uma outra globalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POR UMA OUTRA GLOBALIZACAO – (MILTON SANTOS)
I – O MUNDO COMO FÁBULA, COMO PERVERSIDADE E COMO POSSIBILIDADE

O mundo em que vivemos, e extremamente confuso e da mesma forma confusa é percebido.
Vivemos numa explosao de ciencias novas e tambem tecnicas novas, que proporcionam novos materiais artificiais autorizando a precisao e a intencionalidade. O papel da ideologia na producao,disseminacao, reproducao e manutencao da globalizacao atual é o centro deste estudo.
As mudancas historicas vem de um movimento de que vem de baixo para cima, e os atores principais sao os paises subdesenvolvidos, os deserdados e pobres, o individuo liberado participantes das novas massas e o pensamento livre.
A globalizacao vem explicada como fabula. Temos como verdade um mundo de fantasias cuja base“sólida”é a repeticao.’
Para uma grande parte da humanidade, a globalizacao é perversa. Com ela veio o desemprego, a pobreza, os baixos salarios, novas doencas, mortalidade infantil, educacao de baixa qulidade, enfim, inumeros males espirituais e morais, o egoismo, cinismo e corrupcao.
Porem, existe uma outra forma de se enxergar a globalizacao. Podemos pensar nela como uma construcao de um novomundo, uma globalizacao digamos humanizada. É possível a producao de um novo discurso que ganha efeito porque o homem pode constatar pela primeira ez em sua historia a existencia de uma universalidade empírica.

II – A PRODUCAO DA GLOBALIZACAO

A globalizacao pode ser vista como o ponto crucial no processo de internacionalizacao de um mundo extremamente capitalista. Existem dois elementos parapodermos entende-la o estado das tecnicas e o estado das politicas. No primerio, é oferecido como um sistema aombinado por trabalho e os momentos e lugares para seu uso. O desenvolvimento da historia vai sempre ao encontro do desenvolvimento da tecnica.
O capitalismo pode ser contado por periodos. No periodo atual, é um periodo de crise, as mesmas variaveis construtoras do sistema estao sempre emchoque exigindo assim novas difinicoes e arranjos.
Temos como uma especie de controlador do uso do tempo o conhecido computador, que é instrumento de medida do tempo. Ele utiliza de diferentes possibilidades e diferente velocidade do mundo.O processo de crise ja citado anteriormente, é permanente, sao crises sucessivas, crise global, que se faz por fenomenos globais, que produzem um novo estadode crise.
O dinherio é tirano, a informacao é tirana, o que nos conduz a uma aceleracao de processos hegemonicos, o pensamento unico, enquanto isso, os outros processos se adaptam passiva ou ativamente e tornam-se tambem unicos. Esta situacao é precaria.

III – UMA GLOBALIZACAO PERVERSA

Fomos testemunhas nos ultimos anos do seculo XX, de grandes mudancas na terra. O mundo tornou-se umsó, por ter novas condicoes tecnicas, uma base solida para que haja a chamada acao humana mundializada. É uma globalizacao perversa para a maior parte da humanidade.
O dinheiro e a informacao sao tiranos como ja dito e sao intimamente relacionados, pois juntos, fornecem bases do sistema ideologico que da legitimidade as acoes mais caracterisicas da época, e buscam conformar as relacoes sociais einterpessoais, influenciando no carater das pessoas.
A forma como a informacao é oferecida ä humanidade, bem como a emergencia do dinheiro, sao consideradas duas violencias centrais e base do sistema ideologico onde sao justificadas as acoes unicas que levam ao imperio das fabulacoes e a percepcao fragmentada ao discurso unico do “globalitarismo” que estamos assistindo.
Existe uma informacaomanipulada que nao esclarece mas sim confunde. Isso é grave, tendo em vista a condicao atual da vida economica social. A informacao deve é dado essencial e imprecindivel, porem chega as pessoas de frorma totalmente manipulada e se apresenta como ideologia.
Estamo hoje, presenciado uma especie de “encantamento do mundo”, onde o discurso e a retórica sao o principio e o fim. As empresas se...
tracking img