Por uma ética na saúde

Por uma ética na saúde: algumas reflexões sobre a ética e o ser ético na atuação do psicólogo

Em todos os grandes acontecimentos das nossas vidas, há um papel fundamental do psicólogo. N situaçõesem que vivemos, onde a ética deve sempre prevalecer, nos questionamos o que realmente é ético. Devido a extinção dos nossos princípios morais, essa visão ética profissional já não é tão orientada. Ospsicólogos, atuantes nas instituições de saúde, devem ter uma postura ética, ter respeito e uma crítica sobre a moral, pensando no que faz, nos costumes e nas normas da sociedade.
O profissional depsicologia deve ter uma postura ativa, onde não há limites para suas ações, considerados certos ou errados. Quando se é ético, todas as ações são avaliadas, debatidas com antecedência. Mas não só aética garante essa postura, as normas jurídicas também moldam a relação dos seres humanos, que é imposta a todos os profissionais da psicologia, são regidos por um Código de Ética Profissional.
Ospsicólogos que trabalham em instituições de saúde devem seguir uma postura éticaa, como o Código de Ética Profissional do Psicólogo que garante essa postura, deve seguir suas próprias convicções, guiado porvalores e princípios que foram construídos durante a sua carreira e esses princípios devem servir a todos, não tendo como base crenças e valores.
Desta forma, o Código de Ética Profissional será onorteador de um profissional ético. Então, ser ético não é só cumprir a lei, mas agir de forma crítica sobre as normas morais vigentes. Portanto não se limita sobre o conteúdo do código.
Isso tudo sóé válido quando consideramos os princípios do psicólogo com o respeito, O psicólogo trabalha em prol da moralização, da adaptação da pessoa, excluindo temporariamente suas crenças e valores. Oprofissional deve sempre ser guiado pela postura ética, pois incidia o respeito.
Quando em 1978 foi publicado o Relatório de Belmont, que surgiu para propor princípios que orientassem a solução de...
tracking img