Por trás da imagem e do dado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Com advento da internet e das novas tecnologias de suporte de informação acarretou em um aumento substancial da quantidade de informações. Por causa desse crescimento de obras de fonte primária,há uma elevada quantidade de bancos de dados e de imagens que oferecem uma imensa lista de opções de imagens ou de dados.
Haja vista que, os meios eletrônicos favorecem a disseminação deinformações e suscita discussões éticas a respeito disso. Uma vez que “A possibilidade de publicar tudo e qualquer coisa na internet entrou em conflito com questões sobre direito legal, preservação digital,segurança e qualidade das informações que concorrem com a instauração das novas possibilidades de publicação científica online.” (Weitzel, 2006).

Pensando nisso e também na importância dessasinformações para o desenvolvimento de pesquisas e para que o autor tenha reconhecimento evitando com isso o plágio. Muitos autores/fotógrafos optam por permitir que outros pesquisadores tenham acessoa informação sem a necessidade de pagar pelo uso. Desde, é claro, que o usuário coloque a devida citação de autoria.
De modo que o “copyright” seja respeitado. Mas, quem garante o “copyright” dasimagens está protegido? Assim como dos dados, as imagens são protegidas pela nossa Constituição Federal. Portanto, cuidados como “citar a fonte, observar restrições de edição, cuidado comcontexto de uso do conteúdo.”(PINHEIRO, 2010) são necessários para evitar que posteriormente sejam abertos processos judiciais e constrangimento entre os seus pares.
Além disso, é preciso terconsciência que há uma diferença entre direito autoral e direito sobre a imagem, isto é, direito autoral é de quem faz o trabalho _no caso da imagem é o fotógrafo ou o artista_ e direito de imagem é a dapessoa ou da entidade que aparece na imagem, pelo menos, é o que afirma Brigidi (2009), em sua monografia “Fotografia: uma fonte de informação”.
Assim como Brigidi, Mueller (2006) concorda que:...
tracking img