Por que sistema de cad 3d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POR QUE O SOFTWARE DE CAD 3D?

Nome do academico
Nome do professor
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia Mecânica (EME 14) – Sistemas Computacionais
10/06/10

RESUMO
Com a necessidade de agilidade, rapidez e precisão o CAD 2D vem ficando ultrapassado e abrindo espaço para os softwares 3D, como um modelo 3D fornece muito mais detalhes, os projetistas e engenheirospodem comunicar informações sobre produtos e visualizar peças e montagens complexas com mais clareza. Como os dados do modelo 3D podem ser transferidos para ferramentas de análise e validação, e usados para CAM também, ele aumenta a precisão dos resultados e poupa tempo eliminando a necessidade de recriar dados. Muitos programas de modelagem em 3D oferecem recursos que aumentam a produtividadeautomatizando aspectos do processo do projeto, por exemplo, ao possibilitar a reutilização de projetos existentes ou a rápida criação de famílias de peças. Temos como base do seguinte estudo o software SolidWorks.


Palavras-chave: SolidWorks; Cad 3D; Cad 2D.

1-INTRODUÇÃO

O software SolidWorks é uma ferramenta de desenho de modelagem paramétrica de sólidos baseada em recursos queaproveita a facilidade de aprendizado da interface gráfica para usuários Windows. É possível criar modelos sólidos em 3D totalmente associados com ou sem restrições alem de utilizar relações automáticas ou definidas pelo usuário para capturar a intenção do projeto, sendo possível alterá-las em qualquer altura do processo de modelação.2-APRESENTAÇAO DO SOFTWARE SOLIDWORKS

Quando criado um modelo usando o software SolidWorks, você trabalha com recursos geométricos inteligentes e fáceis de entender, como ressaltos, cortes, furos, nervuras, filetes, chanfros e inclinações. Conforme são criados, os recursos são aplicados diretamente na peça de trabalho. O software mostra graficamente a estrutura baseada em recursos do modelo em uma janelaespecial chamada arvore de projetos, na qual não só mostra a seqüência dos recursos que foram criados, mas também dá fácil acesso a todas as informações associadas assenciais.

Na execução de um projeto em SolidWoks há três etapas importantes a se referir. A primeira e á concepção das várias peças (parts) em ficheiros separados; a segunda é a montagem (assembly) das mesmas num novo ficheiro; e aterceira é a criação das vistas, desenhos (drawing) das várias peças e montagens.

2.1 PEÇAS (PART)

De planos centrais da janela de interface cria-se um esboço 2D com várias opções de unidades de medida como polegada, milímetro, partindo para uma extrusão de recurso 3D gerando uma peca solida que ali por sua vez aplicada seu acabamento como chanfros, furos, etc.

Foto

2.2 MONTAGENS(ASSEMBLY)

É a montagem das peças com suas amarrações, com recurso de análise de interferências, análises de tensão, simulação de movimento, espaço físico, criação de layout, estudos e renderizações.

Foto

2.3 DESENHOS (DRAWING)

Processo de detalhamento do projeto em si, criação de vistas 2D, isométrica, cortes, vistas explodidas, cubagens, notas, ajustes, etc.

Foto

3-Como osistema 3D pode trazer benefícios para sua empresa

Para determinar isso, você precisa saber mais sobre os projetos atuais da empresa e como cada departamento contribui para o sistema. Faça uma rápida análise dos seus projetos e processos de engenharia. Lembre-se de que os processos por escrito podem ser diferentes dos reais. Anote qualquer problema ou questão onde você ache que o sistema 3D podepoupar tempo ou melhorar a eficiência. Para determinar as áreas onde o desempenho pode ser melhorado, pode ser necessário fazer uma pesquisa aprofundada.

Sua pesquisa deve ser feita além dos limites do seu departamento. Considere para onde vão os dados do projeto depois que eles saem do seu departamento. Preste atenção principalmente no que acontece com os dados do projeto no processo de...
tracking img