POR QUE OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS (O QUE, QUANTO, COMO E PARA QUEM PRODUZIR) ORIGINAM-SE DA ESCASSEZ DE RECURSOS DE PRODUÇÃO?

292 palavras 2 páginas
Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir?) originam-se da escassez de recursos de produção?

Dada à escassez dos recursos de produção, e, as necessidades humanas de consumo que são ilimitadas e sempre se renovam, surgem os “problemas econômicos fundamentais” que são:

O quê produzir: De acordo com a necessidade dos consumidores e a escassez dos recursos de produção, se faz necessário escolher quais as mercadorias que serão produzidas e em qual quantidade.
.
Quando produzir: É necessário saber quando determinado bem ou produto será desejado e considerado indispensável aos consumidores para que possa ser produzido

Como produzir: A concorrência entre os diferentes produtos determinará como eles serão produzidos. Além disso, de acordo com a tecnologia disponível, é preciso definir quais serão os recursos de produção utilizados para produzir determinados bens e serviços, levando em consideração o método mais eficiente e mais econômico.

Para quem produzir: A distribuição da produção dependerá da demanda da oferta e da procura no mercado.

É importante observar que as necessidades humanas podem varias de acordo com a localização geográfica de cada população. Podemos citar como exemplo o Brasil e países da Oriente-Médio produtores de petróleo. Lá devido à escassez de água potável, um litro dela vale mais que um litro de petróleo, enquanto que aqui é totalmente o contrário. Mas a escassez não se resume à apenas produtos que um dia podem deixar de existir. Qualquer recurso usado para produzir um determinado bem ou serviço também pode ser escasso. Se não houvesse escassez os recursos de produção não teriam tanto valor e não existiria a preocupação de, o quê produzir, quando produzir, como produzir e para quem produzir.

Referência bibliográfica

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=7007&id_pagina=1

Relacionados

  • Transição do feudalismo ao capitalismo
    97048 palavras | 389 páginas