Por que os empreiteiros quebram?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Introdução 2
2. Porque os empreiteiros quebram? 3
2.1. Contratos 3
2.2. Responsabilidade 4
2.3. Funcionários 4
2.4. Preços 5
3. Empreiteiros explicam 7
4. Conclusão 8
5. Anexos............................................................................................9

1. Introdução
A partir dos anos 90 quando o crescimento acelerado no setor daconstrução civil começou, houve um grande número de trabalhadores sem qualquer tipo de formação que se aventuraram a abrir pequenas e médias empresas empreiteiras, que prestam todo o tipo de serviço principalmente às grandes construtoras.
E a maioria dessas empresas acabou quebrando em menos de cinco anos de vida, sendo difícil entender quais eram os problemas que ocasionavam a falência, às vezes,o próprio dono da empresa acabava não entendendo o que aconteceu para chegar nessa situação.
Em julho de 2012, a revista Construção Mercado (nº 138) fez uma reportagem especial falando somente sobre a causa dos empreiteiros quebrarem, trazendo histórias famosas de problemas entre empreiteiros e construtorasque chegaram à justiça, como o caso da empreiteira Diniz e a Porte Construtora em SãoPaulo-SP e o caso da construtora Hestia em Itajaí-SC. Esses casos demonstram alguns dos principais problemas que causam a falência das pequenas e médias empreiteiras, que basicamente por uma falta de organização, gestão e entendimento do contrato se prejudicam.
Este trabalho tem como objetivo explicar as maiores dificuldades que levam os empreiteiros a quebrarem com tão pouco tempo de empresa,analisando e comentando a reportagem da revista Construção Mercado.

2. Porque os empreiteiros quebram?
É até de se espantar que, mesmo com o gigantesco crescimento na área e com tantas empresas e profissionais aproveitando a oportunidade para arranjarem empregos e melhorarem suas empresas, as empreiteiras quebram tão rapidamente.
De acordo com dados de sindicatos ligados a construção civil, asempresas deste setor são as que possuem o pior índice de vivencia. A sua vida útil gira em torno de cinco anos, ou seja, aquelas que possuem uma boa administração, com um empreiteiro que sabe de todas as suas obrigações se superam perante as que o empreiteiro é leigo, que se aventura em abrir uma empresa e acaba se desiludindo quando percebe o tamanho da burocracia que lhe é exigida.
Nos tópicos aseguir será possível visualizar os principais motivos para a falência dos empreiteiros, que na realidade demonstram o único erro que ocasiona esses problemas: A falta de gestão e de um setor administrativo, porque ter somente o conhecimento técnico na execução de obras não é suficiente para manter uma empresa, como foi citado na reportagem estudada.
3.1. Contratos
A reportagemtrouxe ahistória de um problema ocorrido entre uma empreiteira e uma empresa. A empreiteira não quantificou e nem analisou os projetos antes de fechar o serviço, como resultado foi constatado que havia serviços que não estavam quantificados corretamente e no contrato era dito que a empresa não teria que arcar com as divergências de quantidade.
Desentendimentos após o inicio da obra normalmente ocorrem porfalta de uma leitura minuciosa e detalhada do contrato. Contratos elaborados pelas contratantes, logicamente beneficiam a elas próprias. No momento em que o contrato é repassado ao empreiteiro é obrigatório que, para sua segurança, ele leia e entenda aquilo que lhe é interessante.Acordos feitos após a assinatura dos contratos levam a um desentendimento das partes interessadas, pois sempre uma teráque ceder.
Este é um dos grandes problemas que surgem nas pequenas e médias empreiteiras, na sua grande maioria os donos ignoram certos ‘detalhes’ jurídicos que podem acarretar num processo de falência.
3.2. Responsabilidade
Outro motivo para a quebra dos empreiteiros é a falta de responsabilidade, grandes empreendimentos podem sofrer com o abandono de uma empreiteira, como por...
tracking img