Por que há tanta rotatividade na agência ilha do leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 14
2 Justificativa 15
3 OBJETIVOS 16
4 metodologia 17
5 caracterização da organização em estudo 18
6 referencial teórico 19
7 CRONOGRAMA 28
REFERÊNCIAS 29
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido na Agência Ilha do Leite na cidade de Recife, estado de Pernambuco. Sabendo da carência de funcionários e ciente limitação quanto àcontratação de novos empregados - visto ser a Caixa Econômica Federal, uma empresa pública, por isso o ingresso em seu quadro somente é possível através de concurso público.
Busca-se com este trabalho minimizar o impacto que o quadro reduzido causa na formação de funcionários comprometidos e engajados, além de reduzir a insatisfação com a empresa e a agência. Assim, buscou-se identificaras condições de trabalho e o que pode ser feito a nível local para melhorar o ambiente.
Analisando fichas funcionais, histórico de rotatividade na agência, distribuição dos funcionários pelos sectores, material de trabalho identificou-se alguns sintomas. Espera-se que ao final desse trabalho algumas sugestões, senão todas sejam aceitas e implantadas pela gestão da agência. Dessaforma a Agência Ilha do Leite pode contribuir para que a Caixa alcance seu objetivo de ser uma das cento e cinqüenta melhores empresas para se trabalhar.

Justificativa

Vista como uma função relacionada a pessoas área de recursos humanos, deve ter suas metas associadas aos objetivos da empresa, pois os recursos  humanos reforçam os valores e crenças da empresa. A moldam e sustentamas normas e papéis, programam a mudança cultural no sentido de apoiar as metas organizacionais.
Escolheu-se este tema por entender que para manter um bom funcionário, deve-se ter o reconhecimento e valorização desse empregado. Apesar do esforço realizado na propaganda, ser uma empresa melhor para se trabalhar vai além de mensagens bonitas na rede e reuniões ao final do expediente.Deve-se mudar a postura de baixo para cima, ou seja, das agências para a superintendências e sedes administrativas. A partir do momento que o empregado sentir-se útil e tiver seu esforço reconhecido.
Nesse momento, é fundamental o apoio da gerência, para apoiar, treinar, respeitar e acima de tudo fazer esse empregado sentir que está realmente em uma das melhores empresaspara se trabalhar.
Assim, esse trabalho torna-se fundamental para:
- saber por que há tanta rotatividade na Agência Ilha do Leite?
- melhorar o rendimento dos empregados da Agência Ilha do Leite;
- por ser uma Agência vitrine, por localizar-se no mesmo prédio da superintendência regional seu desempenho reflete diretamente narede, por isso o seu bom funcionamento é importante;
- tornando-se de fato modelo a plenitude do funcionamento dessa agência contribui diretamente para a missão da empresa que é servir bem a população e esse trabalho tem esse objectivo.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Propor uma forma de aprimorar o processo de retenção de funcionários na agência Ilha do Leite afim de reduzir o turnover.

Objetivos Específicos

a) Avaliar a distribuição de funcionários pelos setores;
b) diminuir o índice de rotatividade;
c) Identificar as causas da rotatividade.

metodologia

Este trabalho será feito com pesquisa nas fichas funcionais doS empregados, entrevistas com gestores, empregados,estagiários, vigilantes, auxiliares de serviços gerais, para descobrir por que uma das agências mais cobiçadas da superintendência regional do Recife tem tanta rotatividade de empregados.
4.1 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO
• Analisar a rotatividade na Agencia Ilha Do Leite.

4.2 TÉCNICA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS
• Analisar fichas funcionais;
• Entrevistar...
tracking img