Por que fazer um planejamento participativo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual Paulista

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Departamento de Comunicação Social








Estratégias de Planejamento Participativo Prof.ª DalvaAleixo Dias


Aluna: Natália Corrêa de Aguiar RA: 431753









▪ Por que fazer um Planejamento Participativo?










Sempre sentimos a necessidade dedefinir objetivos em nossas vidas e de buscar meios e ações para que cheguemos a tal intuito. Conscientemente ou não, traçamos planos ou planejamos a fim de alcançar algo. Isso está presente, provavelmente,em todas as nossas ações, sejam elas no campo pessoal ou profissional.


Na empresas ou instituições é semelhante. A diferença é que, no contexto de uma organização, tudo é pensado erealizado de forma sempre consciente, objetiva e delimitada através de planejamentos.


Os vários tipos de planejamento estão à disposição das organizações, a fim de que cada uma escolha a melhorforma de traçar metas e buscar seus objetivos finais.


A escolha de um Planejamento Participativo é indicado, na maioria das vezes, para instituições que não têm como objetivo principal olucro, ma sim construir algo a mais no sentido do desenvolvimento social. Porém, qualquer organização pode se valer desse tipo de planejamento; basta apenas estar disposto a implantar um projeto que visaa participação de todos os setores, o acompanhamento de todo o processo, a troca simultânea de informações e, conseqüentemente a melhoria nos relacionamentos nas diversas escalas.


Naverdade, à primeira vista pode-se pensar que o Planejamento Participativo se difere dos demais por exigir ou incitar a participação das pessoas envolvidas no projeto de determinada organização. De fato,todo processo de planejamento deve contar com a participação de grande parte dos envolvidos, sem a qual esse processo não se realizaria de forma satisfatória.


A diferença fundamental entre o...
tracking img