Por que estudar psicologia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDAR PSICOLOGIA NO CURSO DE DIREITO?


A mente humana deve ser compreendida pelo estudante de Direito como uma estrutura fundamental. Talvez a base fundamental do Direito nasça das questões psicológicas geradas pelo ser humano no seu convívio social.
Indícios de violência contra as crianças e suas conseqüências devem ser do conhecimento do estudante de Direito.
O Juristadeve ter a sensibilidade na percepção e na compreensão da conduta anti-social do agente, bem como dos fenômenos psicológicos ligados ao crime.
A Psicologia é fonte do Direito, pois muitas questões relacionadas com a Justiça acabam por serem de origem psicológica. Os estudantes do Direito têm o compromisso de perceber em seus clientes as questões psicológicas e orientar adequadamente cadauma dessas observações feitas no ser humano. Lembramos que a Justiça é um bem Meta-Jurídico, e que o Direito está muitas vezes sofrendo influências também de ordem psicológica.
Família é a base da sociedade, no entanto o Direito está na sociedade como um todo tentando sempre abordar questões polêmicas e trazendo possibilidades hermenêuticas de entender o fenômeno humano como um todo. Osvínculos afetivos e sua tradução jurídica quanto ao patrimônio estão implicados no casamento, união estável, namoro, concubinato e união homossexual sempre pedindo que o Direito opine.
Nas varas de família ouve-se o eco das apelações insatisfeitas, os desencontros amorosos causando a demanda de uma separação, esperando que a lei possa colocar-se na posição de regular o irregulável. (FernandaBarros, o amor e a lei).
À semelhança do que dizem do Direito. Porque ninguém cumpre a Lei? Nós poderíamos responder com outra pergunta. Porque não há cura total para o Câncer? A complexidade do Direito vai além da lei, assim como a da medicina vai além do Corpo biológico. Ambos necessitam também da Psicologia
A disciplina Psicologia Jurídica tem como objetivo despertar os alunos einiciá-los no conhecimento propedêutico da apaixonante Psicologia. Como lições preliminares buscam orientar, seguir caminho junto, mas fica sempre a idéia de Fernando Pessoa que só existe um texto perfeito, o que nunca foi feito. Buscamos aperfeiçoar com o auxílio dos colegas e alunos no sentido de sempre aprimorar as faltas cometidas neste incipiente texto.
Vivemos numa época, em que oconhecimento do homem torna-se sempre mais imprescindível, a fim de que possa sobreviver às suas próprias invenções técnicas. A Psicologia Jurídica não é matéria, é disciplina, matéria o aluno estuda, obtém resultados favoráveis ou não e não é transformado por ela. Mas Psicologia Jurídica como disciplina transforma o aluno. No entanto esta disciplina é fácil de provocar o interesse dos alunos, e difícilde ser ensinada.
O Direito é a arte da convivência por excelência, nisto nós concordamos com Goffredo Telles da Silva Júnior no capítulo final de seu livro Iniciação na Ciência do Direito.
Como a Vida não tem rascunho, vamos esboçar o ensino desta área do conhecimento. O estudo da Psicologia Jurídica é para os alunos de Direito sem dúvida elemento de sustentação básica para oexercício profissional, a arte do Direito não pode prescindir de conhecimentos sobre seu objeto primeiro, o ser humano.
Mas convivência implica em perceber o outro e ao perceber o outro notamos que há diferenças. O outro não é igual a mim e não podemos nunca deixar de entender o fenômeno humano como um todo, e dispensar a existência do outro. O Ministério da Educação e Cultura ao indicar àsFaculdades de Direito a necessidade da disciplina de Psicologia Jurídica teve a sensibilidade de tentar fazer com que os alunos entendam o homem na sua dimensão além da visão maniqueísta, manipuladora e codificadora que muitas vezes a sociedade moderna nos impõe ao estudante de Direito. Embora saibamos que nos concursos jurídicos as disciplinas positivistas sejam as bases, há por outro lado a...
tracking img