Por que estudar psicologia.

Páginas: 8 (1975 palavras) Publicado: 10 de março de 2013
ESTUDAR PSICOLOGIA NO CURSO DE DIREITO?


A mente humana deve ser compreendida pelo estudante de Direito como uma estrutura fundamental. Talvez a base fundamental do Direito nasça das questões psicológicas geradas pelo ser humano no seu convívio social.
Indícios de violência contra as crianças e suas conseqüências devem ser do conhecimento do estudante de Direito.
O Juristadeve ter a sensibilidade na percepção e na compreensão da conduta anti-social do agente, bem como dos fenômenos psicológicos ligados ao crime.
A Psicologia é fonte do Direito, pois muitas questões relacionadas com a Justiça acabam por serem de origem psicológica. Os estudantes do Direito têm o compromisso de perceber em seus clientes as questões psicológicas e orientar adequadamente cadauma dessas observações feitas no ser humano. Lembramos que a Justiça é um bem Meta-Jurídico, e que o Direito está muitas vezes sofrendo influências também de ordem psicológica.
Família é a base da sociedade, no entanto o Direito está na sociedade como um todo tentando sempre abordar questões polêmicas e trazendo possibilidades hermenêuticas de entender o fenômeno humano como um todo. Osvínculos afetivos e sua tradução jurídica quanto ao patrimônio estão implicados no casamento, união estável, namoro, concubinato e união homossexual sempre pedindo que o Direito opine.
Nas varas de família ouve-se o eco das apelações insatisfeitas, os desencontros amorosos causando a demanda de uma separação, esperando que a lei possa colocar-se na posição de regular o irregulável. (FernandaBarros, o amor e a lei).
À semelhança do que dizem do Direito. Porque ninguém cumpre a Lei? Nós poderíamos responder com outra pergunta. Porque não há cura total para o Câncer? A complexidade do Direito vai além da lei, assim como a da medicina vai além do Corpo biológico. Ambos necessitam também da Psicologia
A disciplina Psicologia Jurídica tem como objetivo despertar os alunos einiciá-los no conhecimento propedêutico da apaixonante Psicologia. Como lições preliminares buscam orientar, seguir caminho junto, mas fica sempre a idéia de Fernando Pessoa que só existe um texto perfeito, o que nunca foi feito. Buscamos aperfeiçoar com o auxílio dos colegas e alunos no sentido de sempre aprimorar as faltas cometidas neste incipiente texto.
Vivemos numa época, em que oconhecimento do homem torna-se sempre mais imprescindível, a fim de que possa sobreviver às suas próprias invenções técnicas. A Psicologia Jurídica não é matéria, é disciplina, matéria o aluno estuda, obtém resultados favoráveis ou não e não é transformado por ela. Mas Psicologia Jurídica como disciplina transforma o aluno. No entanto esta disciplina é fácil de provocar o interesse dos alunos, e difícilde ser ensinada.
O Direito é a arte da convivência por excelência, nisto nós concordamos com Goffredo Telles da Silva Júnior no capítulo final de seu livro Iniciação na Ciência do Direito.
Como a Vida não tem rascunho, vamos esboçar o ensino desta área do conhecimento. O estudo da Psicologia Jurídica é para os alunos de Direito sem dúvida elemento de sustentação básica para oexercício profissional, a arte do Direito não pode prescindir de conhecimentos sobre seu objeto primeiro, o ser humano.
Mas convivência implica em perceber o outro e ao perceber o outro notamos que há diferenças. O outro não é igual a mim e não podemos nunca deixar de entender o fenômeno humano como um todo, e dispensar a existência do outro. O Ministério da Educação e Cultura ao indicar àsFaculdades de Direito a necessidade da disciplina de Psicologia Jurídica teve a sensibilidade de tentar fazer com que os alunos entendam o homem na sua dimensão além da visão maniqueísta, manipuladora e codificadora que muitas vezes a sociedade moderna nos impõe ao estudante de Direito. Embora saibamos que nos concursos jurídicos as disciplinas positivistas sejam as bases, há por outro lado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • por que estudar psicologia
  • Porque estudar psicologia organizacional
  • Porque estudar a história da Psicologia
  • O sentido de estudar psicologia
  • resumo sobre psicologia do adolescente Ótimo para estudar para as provas
  • Psicologia Voltada Gest O Das Organiza Es Estudar Para Objetiva
  • Por Que Importante Para O Acad Mico De Psicologia Estudar A Hist Ria Da Psicologia
  • Estudar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!