Por que as substâncias evaporam em temperaturam ambiente, tendo em vista que esta é menor que a sua temperatura de ebulição?

469 palavras 2 páginas
O processo natural pelo qual as substâncias em estado líquido passam para o estado gasoso em temperatura menor que a de ebulição é conhecido como evaporação. Esse processo ocorre de forma lenta, visto que a temperatura ambiente, normalmente é menor em relação à temperatura de ebulição da maioria das substâncias. Um exemplo cotidiano de evaporação é a secagem de roupas estendidas ao sol e a sensação de frio que sentimos ao sair do banho.
A evaporação é de grande importância na meteorologia e da hidrologia. Pois possibilita conhecer a perda de água em rios, mares, lagos e reservatórios, apresentando desse modo uma grande importância no balanço hídrico de bacias hidrográficas. O processo de evaporação ocorre devido à presença de alguns fatores, como:
- Radiação Solar: A radiação solar é fonte energética necessária ao processo evaporativo. A incidência direta dos raios solares fornece mais energia quando comparado com a difusa.
- Temperatura de Superfície: A variação da intensidade da radiação solar recebida na superfície produz uma variação na temperatura da superfície, modificando a energia cinética das moléculas. Quanto mais altas as temperaturas, mais moléculas se escapam da superfície, devido à sua maior energia cinética.
- Temperatura e Umidade do Ar: O aumento da temperatura torna maior a quantidade de vapor d´água que pode estar presente no mesmo volume de ar.
- Vento: O vento modifica a camada de ar vizinha à superfície, substituindo uma camada muitas vezes saturada por uma com menor conteúdo de vapor d’água.
Todos esses fatores influenciam direta ou indiretamente na evaporação. Esta advém do fato de que as moléculas presentes em um líquido apresentam velocidades variáveis. Nem todas apresentam a mesma energia cinética. Umas movimentam-se rapidamente, outras lentamente, outras podemos consideras que são quase estáticas. Quanto maior a temperatura do líquido, maior a quantidade

Relacionados