Por: prof. msc. cláudio marcelo rodrigues cordeiro[

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| | | | | |
ARTIGO:

TESTES EM AUDITORIA: UMA REVISÃO CONCEITUAL APLICÁVEL NA PRÁTICA.

Por: Prof. MSc. Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro[1]

RESUMO
Um dos principais aspectos em trabalhos de auditoria é a correta aplicação de testes para que o auditor obtenha maior segurança na emissão de sua opinião demonstrada através do parecer. Considerando que atualmente é praticamenteimpossível a verificação da totalidade das operações de uma organização, é imprescindível a realização do trabalho baseado em testes de auditoria. Diante desta situação, abordaremos neste artigo os tipos de testes que a doutrina relativa ao assunto consagrou como sendo os adequados, fornecendo aos leitores uma visão com aplicação prática desta importante ferramenta da auditoria.
Palavras chaves: testesem auditoria, testes de observância, testes substantivos, revisão analítica, revisão integral, testes por amostragem.
INTRODUÇÃO
Considerando que a atividade de auditoria não se propõe a verificar a totalidade dos fatos ocorridos em uma organização, pois caso isto ocorresse necessitaria de um contingente muito grande de pessoas, e provavelmente os resultados levariam muito tempo para seremrepassados aos interessados, a auditoria necessitar fazer revisão à base de testes.
Estes testes podem ter um componente estatístico, ou não, dependendo dos objetivos que o auditor esteja perseguindo.
Na aplicação dos testes de auditoria, os controles internos da organização têm fundamental importância, considerando que normalmente quanto mais eficazes forem estes controles, a quantidade de testes emauditoria tende a ser menor, desde que é claro o auditor deposite confiança nestes.
Quando falamos em controle, o assunto é do domínio através do senso comum, uma vez que todos nós temos algum tipo de controle em nossas vidas, evitando o desperdício de recursos.

AMPLITUDE DOS TESTES DE AUDITORIA
Na fase inicial do desenvolvimento das técnicas de auditoria, surgiram muitas dúvidas,principalmente relacionadas com a amplitude dos testes. A principal delas era a seguinte: O auditor para dar sua opinião sobre um determinado fato teria que examinar todos os lançamentos contábeis/operações referentes àquilo que está sendo examinado?
Caso examinasse todos os lançamentos contábeis/operações, além do alto custo do serviço de auditoria, a opinião do auditor não teria utilidade, devido ao fatode que provavelmente seria emitida com muito atraso.
Em primeiro lugar, o auditor deve se preocupar com erros que, individualmente ou cumulativamente, possam levar a uma interpretação errônea de um fato, por parte de quem os está analisando. Portanto, o valor desses erros teria de ser significativo em relação às operações.
Em segundo lugar, normalmente a empresa já tem um conjunto deprocedimentos internos com o objetivo de evitar a ocorrência de erros. Esse conjunto de procedimentos internos é chamado, na prática de sistema de controle interno.
O risco da ocorrência de erros em uma empresa que possuí um bom sistema de controle interno, é muito menor do que uma empresa com um sistema de controle interno ruim. O auditor utiliza o sistema de controle interno da empresa para determinar aamplitude dos testes de auditoria.
Estes testes serão abordados agora, procurando demonstrar a caracterização de cada um deles, bem como a oportunidade de empregá-los nas atividades de auditoria.
De acordo com CREPALDI (2000), inclusive ratificada por instruções do Conselho Federal de Contabilidade, existem globalmente dois tipos de testes em auditoria, a saber:
- Testes de observância (outestes de procedimentos); e
- Testes substantivos (ou testes comprobatórios de detalhes)
Teste de observância
Os testes de observância são aqueles empregados pelo auditor, a fim de determinar se os procedimentos internos determinados pela emprega estão sendo cumpridos pelos seus colaboradores.
Destinam-se em um primeiro momento a constatar a credibilidade dos procedimentos de controle da...
tracking img