Por dentro do planeta nike

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fazer uma resenha do artigo: Por dentro do planeta Nike.

A Nike em números:
Fundado em Janeiro de 1964.
Faturamento US$ 19,1 Bilhões.
Funcionários: 34 mil.
Países em que atua: Mais de 160 países.
Escritórios pelo Mundo: 75 escritórios.
Fábricas Contratadas: cerca de 700.
Lojas próprias: 674 lojas.
Pares de Tênis por ano: 300 Milhões.

A Nike é o maior fabricante mundial de artigosesportivos, foi a primeira a terceirizar a produção que acabou se tornando um padrão global. Sem fábrica própria a empresa concentra-se na inteligência de marketing, design e inovação.

A Empresa transformou a marca em ícone mundial por casar cultura popular com esporte. Nesse processo, criou o marketing esportivo moderno e produziu muitos milionários. Quando Phil Knight fundador da marca assistiua Tiger Woods logo quis contratar o garoto.
Knight pagou US$ 40 milhões para fechar um contrato de 5 anos com o atleta. Phil Knight construiu, em 4 décadas seu império esportivo.

Por muito tempo especulou-se que a Nike não sobreviveria à partida de seu fundador Phil Knight. Seu sucessor, o Ceo Mark Parker, muda essa percepção.
Mark Parker ingressou na empresa em 1979, ele dizia que PhilKnight foi o ícone para a Nike, mas também para o mundo do esporte, Parker parece ser uma síntese de seu chefe Knight, hoje na residência do conselho de administração e do outro sócio fundador da Nike, o técnico de corridas Bill Bowerman, já morto foi o primeiro grande inovador da empresa. Tiago Pinto, diretor de Marketing da Nike do Brasil entre 2006 e 2008.

Uma das grandes invenções de Parker Foia criação do “Air Jordan” lançado em 1985 como o tênis do então desconhecido Michael Jordan, tornou o maior sucesso de vendas da história da Nike. Parker foi responsável pelo primeiro laboratório de esportes em 1980. Ele sempre esta por dentro de tudo o que acontece na empresa.

A empresa costuma mudar os gestores de função a cada 2 ou 3 anos, para incentivar uma visão global do negocio, Parkerocupou 12 posições antes de chegar a CEO. Em 2001 assumiu a copresidência de marcar ao lado do colega Charles D. Denson. Em 2004, Knight decidiu mais uma vez sair de cena, após perder um dos dois filhos em um acidente de mergulho. Foi buscar sangue novo e um currículo que misturasse bom desempenho financeiro com a habilidade para controlar múltiplas marcas. A escolha do executivo William Perezcuja carreira foi construída na SC Johnson, fabricante de material de limpeza. Ao perceber que Perez não conseguiria se integrar ou entender o que faz a Nike ser o que é ele se para voltou para Parker.

Os funcionários podem coordenar os próprios horários e treinar a qualquer momento do dia. “participei de muitas reuniões fazendo ginástica”, diz Cristian Corsi, Presidente da Nike do Brasil, queviveu em Portland entre 2002 e 2003. Uma das áreas centrais dos campos da empresa são dois gramados de futebol profissionais, batizados de Ronaldo Fields, em referencia ao jogador Brasileiro que é um dos atletas mais importantes da Nike. Há ainda um terceiro campo de futebol, uma pista oficial de corrida e quadras de tênis e Basquete, alem de duas modernas academias de ginástica.

Knight que porvezes se comunicava com acenos de cabeça e frases enigmáticas, era adepto de um estilo radical de delegação. Ele escolhe as pessoas certas para os postos certos, Scott Bedbury, consultor e autor de O Novo Mundo das Marcas e ex- executivo responsável por um dos slogans mais relevantes da historia da propaganda, o Just Do It, conta que ao assumir o posto de diretor de publicidade corporativa em1987 descobriu que vigorava na empresa uma forte cultura oral, com pouquíssimos documentos que pudessem ajuda-lo a montar uma estratégia.

Segundo Margaret Gilliam, analista de mercado que monitora a Nike desde a abertura de seu capital, em 1980, Parker é um sujeito muito identificado com a cultura da Nike, substituiu as antigas divisões de produtos calçados, roupas e acessórios por seis...
tracking img