Populismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A REVOLUÇÃO DE 1930 NO BRASIL
No ano de 1930, ocorreram grandes mudanças no Brasil. O presidente Washington Luís foi deposto por uma revolução liderada por Getúlio Vargas, que pôs fim à República Velha e deu início à Chamada Era de Vargas.
Causa -> campanha eleitoral para a sucessão de Washington Luís, ligado à oligarquia de SP, que indicou como sucessor o paulista Júlio Prestes. Talfato provocou a divisão da oligarquia dominante e foi o estopim da revolução. Os mineiros aliaram-se ao RGS e à Paraíba e criaram um novo partido – a ALIANÇA LIBERAL, que lançou a candidatura de Getúlio Vargas. A AL concentrou suas forças nos grandes centros urbanos, buscando assim a adesão da burguesia industrial, do operariado e dos líderes tenentistas. As eleições desse ano foram consideradasfraudulentas e no dia 3/11/1930 Getúlio Vargas assumiu o poder.
O governo instalado com a Revolução de 1930 distinguiu-se do Estado Oligárquico por promover a industrialização, tendo como suporte o aparelho do Estado, as forças armadas e a aliança entre burguesia e setores do operariado.
2.1 A Era Vargas
Getúlio governou o Brasil por 15 anos, quando houve o predomínio de sua ideologiade governo, constituindo-se numa autêntica Era Vargas. Influenciando governos posteriores, garantiu direitos sociais e concentrou em suas mãos decisões políticas e econômicas que redefiniram o Brasil.
Getúlio Vargas era filho de fazendeiro e pertencia à ala pecuarista do Partido republicano riograndense. Foi eleito presidente do estado em 1928 e tinha por princípio a ordem burguesa para atingir oprogresso, através de um governo autoritário, que usava a polícia para resolver os movimentos sociais e o atendimento às questões cruciais, como jornada de trabalho e garantias ao trabalho da mulher e ao funcionalismo público.
A Revolução de 1930 projetou Getúlio Vargas como líder nacional e o Getulismo caracterizou-se pela promoção da indústria; proteção ao trabalhador urbano; atuação das ForçasArmadas como fator de garantia.
Pode-se observar que houve uma mudança significativa nos rumos do Estado brasileiro em 1930. Era uma nova classe que assumia o poder: a burguesia. Getúlio governou segundo os interesses dessa classe, por isso, redimensionou a questão do trabalho e do capital numa ordem capitalista se constituiu numa autêntica “Revolução Burguesa” no Brasil.
Podemos dividir seuperíodo de governo em três etapas:
Governo provisório (1930 – 1934)
Governo constitucional, quando foi eleito por via indireta (1934 – 1937)
Estado Novo, quando governou como ditador (1937 – 1945).

* Governo Provisório
Foi um período de implantação de diversas reformas, respondendo à crise econômica mundial e implantando as primeiras mudanças previstas no programa da Aliança Liberal,além de tentar conciliar as diferentes expectativas dos diversos grupos sociais que apoiaram a revolução.
A Constituição anterior foi suspensa e Vargas governou por decretos. Esse período foi marcado pelos seguintes acontecimentos:
Dissolução do Congresso Nacional, das Assembleias Estaduais e das Câmaras Municipais;
Nomeação de Interventores para os Estados (a maioria militares), com amplospoderes;
Criação de dois novos ministérios, o do Trabalho, Indústria e Comércio e o da Educação e Saúde;
Implantação de rígido controle dos meios de comunicação e dos sindicatos;
Aprovação das primeiras leis trabalhistas, tais como, regulamentação do trabalho feminino e infantil; descanso semanal remunerado; férias remuneradas; jornada de trabalho de oito horas diárias, indenização por demissãosem justa causa, salário mínimo, etc.;
Instituição do voto secreto e o direito de voto feminino, além da criação da Justiça Eleitoral;
Incentivo, no campo econômico, à industrialização e estabeleceu a queima de estoques de café, para recuperar o valor desse produto no mercado;
Em 1932, ocorreu um movimento de rebelião dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas porque, com a Revolução...
tracking img