Populaça activa em portugal e na uniao europeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução…………………………………………………. Pág. 2
Conceitos…………………………………………………….Pág.3/4/5
Terciarização da Economia………………………….Pág. 6
População Activa em Portugal…………………….Pág.7
População Activa naUnião Europeia…………… Pág.8
Conclusão…………………………………………………….Pág.9
Bibliografia……………………………………………………Pág.10

Introdução

No âmbito da disciplina de Economia do 12º ano, no Curso Profissional de Gestão,este trabalho tem como tema “ populaçao Activa em Portugal e na União Europeia”.
Neste trabalho começamos por abordar alguns conceitos e indicadores económicos relacionados com o tema.
Na parte dodesenvolvimento do trabalho, através de varias pesquisas retiramos dados que nos dava informação relativa ao tema, falando também na terciarização da economia uns factores importantes para odesenvolvimento do trabalho. Por fim, analisamos uns gráficos que nos dá conclusões bastante satisfatórias.

Conceitos:
População Activa:
Conjunto de indivíduos com idade mínima especificada (15 anos) que,no período de referencia, constituem a mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços e que entram no circuito económico.

População Inactiva:
Inclui o conjunto de indivíduos, qualquerque seja a sua idade que no período de referência, não podem ser consideradas economicamente activos, isto é, não estão empregados nem desempregados, nem a cumprir serviço militar.

População Total:Inclui o conjunto das pessoas, nacionais ou estrangeiras, estabelecidas de forma permanente no território económico dos pais, mesmo que se encontrem temporariamente ausentes.

Emprego:
É a relaçãoestável e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho deoutros, que não é possuidores dos meios de produção, mas sim da força de trabalho.

Desemprego:
Em termos muito simples pode-se definir desemprego como a situação decorrente da inexistência total e...
tracking img