População teoria de malthus

Páginas: 21 (5139 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
POPULAÇÃO

A população é o conjunto de pessoas que residem em um determinado território, que pode ser um Estado, um País ou mesmo o planeta com um todo. Ela pode ser classificada segundo a sua religião, nacionalidade, local de moradia (urbana ou rural), atividade econômica (ativa ou inativa) e tem seu comportamento e suas condições de vida retratados através de indicadores sociais - taxas denatalidade, mortalidade, expectativa de vida, índices de analfabetismo, participação de rendas, etc.
O crescimento demográfico está ligado a dois fatores: o crescimento natrrual ou vegetativo, que corresponde à diferença entre o nascimento e óbitos verificada numa população e a taxa de migração que é a diferença entre a entrada e saída de pessoas de um território. Considerando essas duas taxas, ocrescimento populacional pode ser positivo ou negativo.
Em 1994, o planeta contava com 5,6 bilhões de habitantes. Do inicio dos anos 70 até hoje, o crescimento da população mundial caiu de 2,1% para 1,60% ao ano, o número de mulheres que utilizam algum método anticoncepcional aumento de 10% a 50% e o número médio de filhos por mulher em países subdesenvolvidos caiu de 6 para 4. Ainda assim,esse ritmo continua alto, e caso se mantenha, a população do planeta duplicará até 2050.

A TEORIA DE MALTHUS

Malthus é conhecido pela formulação da teria respeito do futuro da humanidade. Uma vez que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, segundo Mathus, a tendência é a fome, criando barreiras ao crescimento populacional.Segundo ele, seria preciso adotar medidas positivas e preventivas, como controle de fertilidade, embora acreditasse que a guerra e outras catástrofes atuavam de forma contundente para a redução populacional. Segundo os críticos posteriores, Malthus não levou em conta a influencia da evolução tecnológica na produção agrícola.

BIOGRAFIA

THOMAS MALTHUS nasceu entre os dias 14 e 17 de fevereiro de1766, em Rookey, Surrey, Inglaterra. Seu pai era amigo do filósofo David Hume e seguidor ardoroso seguidor de Jean-Jacques Rousseau. O jovem Malthus fez seus primeiros estudos na casa paterna e, em 1794, ingressou no Jesus Colege, de Cambridge, onde se formou quatro anos mais tarde. Ordenou-se sacerdote da Ingreja Anglicana em 1797.

O economista e demógrafo britânico Thomas Malthus ficouconhecido sobretudo pela teoria segundo a qual o crescimento tende a superar a produção de alimentos, o que trona necessário o controle de natalidade.

Em 1798, Malthus publicou anonimamente, seu Essay on Populacion (Ensaio sobre a população), no qual afirma que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética. A solução para evitarepidemias, guerras e outras catástrofes provocadas pelo excesso de população, consistiria, segundo ele, na restrição de programas assistenciais públicos de caráter caritativo e na abstinência sexual dos membros das camadas menos favorecidas da sociedade.

Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino ao qual o homem não podia fugir. Sua obra foi ao mesmo tempo aplaudida ecriticada. Enquanto alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até mesmo imoral, economistas de renome o apoiavam. Na sua segunda edição da obra, de 1803, Malthus modificou algumas teses mais radicais da primeira edição. Com o tempo, o “malthusianismo” foi incorporado à teoria econômica, atuando como freio de teses mais otimistas. Na segunda metade do século XX, os problemasdemográficos mundiais revitalizaram as concepções de Malthus, embora a agricultura intensiva tenha permitido aumentos de produção muito maiores do que os previstos por ele.

A partir de 1805, Malthus tornou-se professor de história e economia em Haileybury. Eleito membro da Royal Society em 1819, nos anos seguintes recebeu grandes número de homenagens e honras acadêmicas. Morreu em 23 de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A relação entre a teoria da população de Malthus e o pessimismo do autor
  • Teoria de Malthus
  • A teoria de malthus
  • teoria de malthus
  • Teoria de malthus
  • Teoria de malthus
  • Teoria De Malthus
  • teoria de malthus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!