POP TRHIV

1415 palavras 6 páginas
APLICAÇÃO CLÍNICA

Exame laboratorial de rotina utilizado para investigar de forma qualitativa a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV, do inglês Human Immunodeficiency Virus), através de imunocromatografia de fluxo lateral. Esse teste permite a detecção de anticorpos das classes IgG, IgM e IgA, específicos para HIV-1, incluindo grupo O, e HIV-2 em sangue total, soro ou plasma.

OBJETIVO

Detecção de forma qualitativa de anticorpos específicos para o vírus do HIV (HIV-1/ HIV-2)

SINONÍMIAS Teste rápido para investigação da infecção pelo HIV
Teste rápido para HIV
TRHIV

AMOSTRA
Matriz biológica:
Sangue total coletado em tubo de coleta (Contendo anticoagulante, como por exemplo, heparina, EDTA ou citrato de sódio) através de punção venosa.

Sangue total coletado utilizando lanceta. Limpar a área com álcool, apertar a extremidade final do dedo e lancetar próximo a lateral. Coletar a amostra utilizando tubo capilar.

Plasma obtido a partir de sangue total coletado em tubo de coleta (Contendo anticoagulante, como por exemplo, heparina, EDTA ou citrato de sódio) através de punção venosa e centrifugado para obter somente o plasma.

Soro obtido a partir de sangue total coletado em tubo de coleta (que não contenha anticoagulante, tubo seco com ou sem gel separador) através de punção venosa, deixando em repouso por 30 minutos para formar coagulo e depois centrifugado para obter somente do soro.

Utilização da amostra:

As amostra devem a temperatura (15 a 30 °C) ambiente antes do uso.

Estabilidade e armazenamento:

A estabilidade da amostra colhida com anticoagulante é de 3 dias se refrigerada (2 a 8°C).
As amostras utilizando lanceta devem ser utilizadas imediatamente.
Caso as amostra de plasma ou soro não sejam testadas imediatamente, deve-se refrigerar entre 2 a 8 °C. Para períodos de armazenamento maiores que 2 semanas o congelamento é recomendado.

Interferentes:
Amostras de sangue total coletadas a mais de 3 dias. Amostra de

Relacionados