Pop medicamentos vencidos

1. OBJETIVOS

Padronizar os procedimentos para identificação, separação e manuseio dos medicamentos e outros produtos com prazo de validade expirado, de forma que sejam devidamente retirados daárea de comercialização e com destino final adequado, sem riscos à população.

2. RESPONSABILIDADES
Farmacêutico: observar a validade dos medicamentos e produtos da drogaria.

3. DEPARTAMENTOENVOLVIDO
Técnico

4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Resolução ANVISA/ RDC 44/2009

5. PROCEDIMENTO


Cuidados em relação aos Prazos de Validade de medicamentos (e demais produtos):
Oarmazenamento dos medicamentos e demais produtos da farmácia é feito de forma que os de menor validade fiquem na frente.
A validade dos produtos é verificada quando da limpeza das prateleiras e balcões,esta é feita semanalmente, ou sempre que necessário.
Produtos com o prazo de validade próximo ao vencimento são separados em uma parte reservada na prateleira, para medicamentos próximos 3 meses do seuvencimento.
Somente serão dispensados medicamentos cuja posologia para o tratamento, possa ser concluída no prazo de validade, com a condição de que o usuário será alertado quanto ao prazo próximoao seu vencimento.
Conferir mês a mês o prazo de validade dos medicamentos remanejados e descartar os vencidos no mês.

Procedimentos para descarte de vencidos:
a. Fazer uma relação em 2 vias dosmedicamentos vencidos anotando nome do medicamento, lote, data de fabricação e data de validade. Para os medicamentos controlados fazer também um comunicado para a vigilância sanitária municipal e darbaixa no Sistema de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
b. Os medicamentos, tanto sólidos como líquidos, deverão ser descartados com sua embalagem primária em saco branco leitoso eentregues a vigilância sanitária municipal.
c. O funcionário da vigilância sanitária municipal deverá carimbar e assinar uma via da relação de medicamentos vencidos e devolver para arquivo da drogaria....
tracking img