Pop higiene das instalações, equipamentos, e utensílios

SOUJÇÚa EM AUMENRCAO E EMSEWÇM DEIUPOOTI

Módulo IV - POP 01.01 - Higiene das instalações, equipamentos, móveis e utensílios

Pág 1/23 Rev 04 01/04/10

POP 01.01 - Higiene das Instalações,equipamentos, e utensílios
Objetivo
Estabelecer procedimento de higienização de superfícies, utilizadas no preparo das refeições e bebidas (instalações, equipamentos, utensílios e móveis em contatodireto ou indireto com os alimentos).
Responsabilidade e Abrangência

Área de HSEQ - Segurança Alimentar | Estabelecer critérios e orientar. Verificar o cumprimento. |
Gerente da Unidade | Zelarpelo cumprimento, orientar e supervisionar. |
Equipe operacional | Cumprir critérios do procedimento. Higienizar adequadamente. |
Descrição das Atividades
A limpeza e desinfecção de superfícies queentram em contato direto com os alimentos auxiliam o controle microbiológico, obtendo-se redução e/ou eliminação da população microbiana. Portanto, torna-se extremamente importante a higiene adequadados equipamentos e utensílios utilizados para processar, transportar, preparar, conservar e servir os alimentos.
Estes procedimentos existem para assegurar a sanidade dos produtos oferecidos aousuário final. É necessário estabelecer rotinas apropriadas, destinando fluxos de lavagem e desinfecção específicos às características e necessidades dos utensílios. Com a lavagem os utensílios devem ficarlimpos, sem resíduos queimados ou secos, assegurando que não serão meios de contaminação.
A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após otérmino do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substânciasodorizantes e ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.
Os critérios para a higienização de cada tipo de instalação,...
tracking img