Pop biosseguranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo do Estado do Ceará PROCEDIMENTO POP Nº: 374 Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara –HGWA OPERACIONAL Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar-ISGH PADRÃO Organização Social de Saúde

TAREFA

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA

Local de execução: Laboratório Executante Técnicos de laboratório Auxiliares de laboratório Bioquímicos Auxiliares de serviços gerais Digitadores Resultados Esperados:
●Data de Emissão: 01/02/2005 Revisão Nº:01

Sua implementação tem como finalidade reduzir e, se possível, evitar os acidentes de trabalho mais freqüentes em laboratório.
● ●

Material Necessário: Equipamentos de proteção individual(EPI´S) Equipamentos de proteção coletiva(EPC`S)

Atividades: 1.OBJETIVOS 2.DEFINIÇÕES 3.ESTRUTURA FÍSICA DO LABORATÓRIO 4.REQUISITOS GERAIS DE BIOSSEGURANÇA5SEGURANÇA ELÉTRICA 6.PREVENÇÃO DE INCÊNDIO 1.OBJETIVOS Este manual descreve os requisitos de biossegurança, aplicáveis aos laboratórios clínicos. Sua implementação tem como finalidade reduzir e, se possível, evitar os acidentes de trabalho mais freqüentes em laboratório. 2.DEFINIÇÕES 2.1Biossegurança Conjunto de medidas capazes de prevenir, minimizar ou eliminar riscos inerentes às atividadesexecutadas em qualquer trabalho 2.2Agente de risco Qualquer componente de natureza física, química ou biológica que possa comprometer a qualidade de vida do homem, dos animais ou do meio ambiente. 2.3Risco físico Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, materiaiscortantes, pontiagudos, etc. 2.4Risco químico Substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. 2.5Risco biológico Bactérias, fungos, parasitas, vírus, entre outros.2.6Aerossóis Gotas de líquido de tamanho inferior a 1 micrômetro , finamente dispersas em fase gasosa (ar).

2.7Anti-séptico Composto ou aplicação de composto sobre pele ou mucosa para reduzir substancialmente o teor de microorganismos. 2.8Limpeza Remoção de todo o lixo visível. 2.9Descontaminação Destruição ou remoção de microorganismos para um nível inferior, mas não necessariamente destruindo-os, afim de tornar materiais seguros para manipulação futura. 2.10Desinfecção Eliminação de todas as bactérias patogênicas vegetativas, incluindo M. tuberculosis, mas não necessariamente vírus ou esporos. 2.11Esterilização Eliminação total ou inviabilização de todos os microorganismos, incluindo os esporos. 2.12Patógenos GRUPO DE RISCO 1 (baixo risco individual e comunitário) Inclui os microorganismos(bactérias, fungos, vírus e parasitas) que não é provável que causem doenças em pessoas normais ativas ou animais. GRUPO DE RISCO 2 (risco individual moderado, risco comunitário médio) Este grupo inclui patógenos que podem provocar doenças em seres humanos ou em animais, mas que em circunstâncias normais não é provável que venha a apresentar um risco sério para pessoas saudáveis ativas, animaisdomésticos ou ao meio ambiente. A exposição aos mesmos no laboratório raramente provoca infecções que levam à doenças sérias; existem tratamentos eficientes e medidas preventivas e o risco de disseminação é limitado. GRUPO DE RISCO 3 (risco individual alto, risco comunitário baixo) Patógenos que normalmente provocam doenças sérias em humanos e animais,mas que não se disseminam através do contatoeventual entre indivíduos, ou que pode ser tratada através de agentes antimicrobianos ou antiparasitários. GRUPO DE RISCO 4 (risco individual alto, risco comunitário alto) Patógenos que normalmente provocam doenças muito sérias em humanos e animais, muitas vezes intratáveis e que são facilmente transmitidas por contato direto, indireto ou eventual. 2.13Equipamentos de proteção individual (EPI)...
tracking img