pop art

Páginas: 3 (584 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Originado nos Estados Unidos e na Inglaterra
Representação
Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato 
A Pop-art representava um retorno da arte figurativa,contrapondo-se ao Expressionismo alemão que até então dominava a cena artística.
Surgiu como forma de criticar o consumismo e valorizar a cultura popular.
Em suas obras utilizavam ícones referentes àspublicidade e veículos de massa como os quadrinhos, TV e cinema.
No brasil
Em comparação à pop art americana, a pop art brasileira  era mais precária, mas sem perder a qualidade artística econceitual. A pop art americana que influenciaria a criatividade em várias partes do mundo, era feita com técnica e materiais de boa qualidade.
No Brasil, a pop art se desenvolveu  utilizando materiaisalternativos e reaproveitados, e foi com a precariedade que a pop art brasileira encantou o público.
Na década de 60,  os EUA viviam numa época de pós-guerra enquanto que o Brasil iniciava um períodode ditadura. Boa parte do conteúdo impresso nas peças artísticas desse movimento no Brasil,  traziam referência à denúncias de tortura e violência
A pop art brasileira revelou o seu engajamento contra aditadura, como uma forma de se opor à repressão. Refletia também sobre o cotidiano e o banal, a nossa pop  art ganhou estilo próprio, nos EUA e Inglaterra, por exemplo, ocorreu uma incorporação deelementos da sociedade de consumo, enquanto que no Brasil, predominou a temática social dos anos 60.
Depois da anistia, nos anos 80, cada artista brasileiro seguiu o seu próprio rumo criativo. Dentre osartistas brasileiros, destacam-se Nitsche, Claúdio Tozzi, Rubens Gerchman, Wesley Duke Lee e Aguilar.
Artistas
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suasobras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POP ART
  • Pop art
  • Pop Art
  • Pop art
  • POP ART
  • Pop art
  • Pop Art
  • pop art

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!