poortugues

374 palavras 2 páginas
A influência do capitalismo
O capitalismo é a acumulação permanente de capital; a geração de riquezas; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; a concorrência, a inovação tecnológica ininterrupta e, nas fases mais avançadas de evolução do sistema, o surgimento e expansão das grandes empresas multinacionais.

O capitalismo é como se fosse um poder centralizado, onde mandam os mais fortes/ricos.
É por causa do capitalismo que existem as desigualdades sociais, pois atualmente vivemos em um mundo onde o dinheiro e fama são mais importantes que os valores humanos. As pessoas só pensam no próprio bem-estar e esquecem o próximo.

Com o capitalismo, os preços das lojas, alimento, gasolina e principalmente os impostos aumentam cada vez mais e em consequência a violência, porque trabalhando honestamente nem todos conseguem se sustentar.

Socialismo Marxista

O socialismo científico ou socialismo marxista representou o mais bem-sucedido conjunto de idéias destinadas a explicar os mecanismos da exploração capitalista, propor aos trabalhadores um projeto de luta coerente e possível e indicar a superação futura das desigualdades, Foi elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels, a divulgação dessas idéias iniciou-se em 1848, com a publicação do livro “O manifesto Comunista”.
Podemos identificar quatro conceitos que formam a base do socialismo científico:
Luta de classes e mais-valia: Em sua análise Marx enfatiza o papel transformador da luta de classes. O principal mecanismo da dominação burguesa era a mais-valia, que corresponde ao valor da riqueza produzida pelo operário e ao valor remunerado de sua força de trabalho.
Revolução Socialista: nessa etapa caberia ao Estado o controle sobre os meios de produção, dessa forma o Estado deveria administrar as riquezas produzidas e representar a coletividade, para distribuí-las de forma mais justa. Em uma etapa posterior, o próprio Estado desapareceria, pois representava o poder de

Relacionados

  • Poortugues
    395 palavras | 2 páginas
  • Poortugues
    277 palavras | 2 páginas
  • O Imbecil Coletivo
    163516 palavras | 655 páginas