Poo - trabalhando com o swing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Swing
Criando interfaces gráficas com Java
Aprenda como criar aplicações desktop Java com interface gráfica

Aparência e usabilidade são sem dúvida fatores que muito influenciam no resultado final de uma aplicação. A interface gráfica é a principal responsável por essas características e por isso é de extrema importância que essa seja construída de forma bem pensada e com a devida atenção.Geralmente quando se começa a aprender programação, iniciamos com programas básicos, alguns sem interação com o usuário, geralmente utilizando uma interface padronizada de linha de comando. Porém quando falamos em interfaces gráficas (Graphic User Interface ou simplesmente GUI) é preciso definir o contexto da aplicação. No mundo web, geralmente temos nossa camada de apresentação construídageralmente em html, ajax, flash etc; já no universo mobile, temos os widgets gráficos das diversas plataformas; e também temos as aplicações desktop, aquelas que possuem suas próprias janelas e não necessitam de um browser para rodar.
Neste artigo, discutiremos a respeito do último tipo de aplicação que citamos, as aplicações desktop. Aqui veremos os recursos oferecidos pela plataforma Java, masespecificamente o toolkit gráfico Swing, para a construção desse tipo de software. Nossa ideia é fornecer ao desenvolvedor uma visão geral do toolkit de modo a habilitá-lo a criar programas com janelas, botões, caixas de texto, grids etc, onde o usuário poderá interagir utilizando o mouse ou teclado.

O Swing Toolkit

O Swing é um toolkit gráfico, parte do JFC. Presente no JSE desde a versão 1.2 epossui diversos componentes visuais como janelas, painéis, botões, labels, caixas de texto, imagens, menus, grids, sliders, tabs, dentre outros. Esses tornam possível a criação de telas de maneira simples, muitas vezes bastando agrupar e orgazinar os componentes existentes, o que torna mais fácil o desenvolvimento de GUIs. O Swing também é extensível e permite a criação de novos componentes, tantoaproveitando as características e comportamentos dos já existentes como totalmente personalizados.

Algumas das características do Swing são:
* Todos os componentes são implementados 100% em Java;
* Baseado no padrão Model-View-Controller;
* Look-and-feel plugável;
* Modelo de interação baseado em eventos.

Vejamos agora um pequeno exemplo de uma aplicação Swing. Nosso exemplo ésimplesmente uma versão interativa do clássico Hello World!. Copie o código da Listagem 1 no seu editor de texto ou IDE favorita, compile e execute o programa. Deverá ser exibida uma janela semelhante a da Figura 1. Escreva seu nome na caixa de texto e clique no botão “Ok” para ver a mensagem de saudação. Vamos então as explicações.
Primeiramente, note que a classe HelloWorld estende de JFrame,que representa uma janela no Swing, e implementa a interface ActionListener, que define o método actionPerformed() usado para tratar eventos de ação, como veremos a seguir. Os atributos nameField e okButton como os nomes sugerem, representam respectivamente a caixa de texto e o botão da nossa aplicação. Em seguida, no construtor da nossa classe, invocamos o construtor da superclasse, JFrame, querecebe por parâmetro o título da janela. O método setDefaultCloseOperation(), herdado de JFrame, indica a ação padrão que deverá ser executada quando o usuário clicar no botar de fechar da Janela, o botão com um “X”. No nosso caso utilizamos a constante EXIT_ON_CLOSE que indica que a aplicação deve ser encerrada no fechamento da janela.
Agora iremos montar os elementos gráficos do nosso programa. Ométodo JFrame.getContentPane() nos da uma referência à área da janela disponível para acomodar os componentes visuais. Em seguida utilizamos o método Container.setLayout() para indicar que utilizaremos um layout corrido, onde os elementos são posicionados lado a lado da esquerda para direita ate o limite da janela. Para tal utilizamos um objeto do tipo FlowLayout. Criamos então a caixa de texto...
tracking img