Pontuação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Pontuação é o recurso que permite expressar na língua escrita um espectro de matizes rítmicas e melódicas características da língua falada, pelo uso de um conjunto sistematizado de sinais gráficos e não gráficos. Segundo o gramático Júlio Ribeiro "Pontuação" é a "arte de dividir, por meio de sinais gráficos, as partes do discurso que não têm entre si ligação íntima, e de mostrar domodo mais claro as relações que existem entre essas partes".

São as seguintes as notações de pontuação usadas em português, que se dividem em três classes: objetivas, subjetivas e distintivas. Objetivas: 1- vírgula, 2- ponto e vírgula, 3- ponto, 4- dois pontos; Subjetivas: 1- ponto de interrogação, 2- ponto de exclamação, 3- reticências, 4- parênteses; Distintivas 1- aspas, 2- travessão,3-hífen, 4- parágrafo.

Vírgula (,)

Tem como função indicar uma pausa e separar membros constituintes de uma frase. Porém não se deve separar, por exemplo, o sujeito do predicado, verbos e seus complementos, nomes e seus complementos nominais ou adjuntos adnominais.

Principais empregos da vírgula:

•Para isolar aposto e vocativo: Ex: Maria, Pedro, meu namorado, ligou?;
•Para separar as oraçõescoordenadas assindéticas (sem conectivos);
•Para separar as orações coordenadas sindéticas, quando os sujeitos das duas orações forem diferentes;
Uma vírgula fora do lugar já muda completamente o sentido da frase. Por exemplo:

1. José, Maria e o cãozinho foram passear.
2. José Maria e o cãozinho foram passear.
Na frase 1 diz que Maria, José e o cão foram passear, já na segunda dizque José Maria saiu sozinho com o cão para passear.

Ponto (.)

O ponto é um sinal de pontuação que serve para indicar o final de um período ou frase, marcar uma pausa absoluta, e também é usado nas abreviaturas.

Ex.: 

Sr. (por Senhor); Dr. (por Doutor); 

D. (por Dom ou Dona);V. Ex.ª (por Vossa Excelência); m.to (por muito).

O ferro é um dos metais mais úteis.

Os fatos devemnarrar-se na sua ordem natural.

O ar das montanhas tonifica.

Ponto e Vírgula (;)

O Ponto e vírgula marca uma pausa mais longa que a da vírgula, no entanto menor que a do ponto. Na leitura denota elevação de voz um tanto mais forte do que a indicada pela vírgula.
Emprego do ponto e vírgula:
* Separar itens de uma enumeração;
* Separar orações com certa extensão;
* Separaorações coordenadas;
Ex.:  Entre os grandes poetas portugueses, Camões tem a primazia; entre os italianos, Dante; entre os ingleses, Shakespeare; entre os latinos, Virgílio; entre os gregos, Homero. 
 O ar das montanhas é esplêndido para os doentes; mas em Portugal poucos podem aproveitá-lo, principalmente por falta de comodidades e boas estradas de acesso.
Dois Pontos (:)

Os dois pontos indicamum prenúncio, comunicam que se aproxima um enunciado. Correspondem a uma pausa breve da linguagem oral e a uma entoação descendente (ao contrário da entoação ascendente da pergunta). Anunciam: ou uma citação, ou uma enumeração, ou um esclarecimento, ou uma síntese do que se acabou de dizer.

O sinal dois pontos se usa de duas maneiras:

Primeiro usamos quando mudamos o foco do assunto comoilustrado no exemplo abaixo:

Após parar de correr, ele concordou: – Tudo bem, desta vez você venceu.

Também é usado para mostrar itens de uma justaposição. Veja nos exemplos:

Quando um navio está prestes a afundar, entram no bote salva-vidas primeiro: crianças, idosos, adultos e por último, o capitão.

Conclusão: após corrermos tanto, eles venceram.

Interrogação (?)

O ponto deinterrogação tem a função de induzir o leitor a entoar a frase em que ele é colocado como uma pergunta ou uma dúvida. Sem pontos de interrogação, uma frase não pode ser entendida como pergunta, transformado-se em afirmação e prejudicando a comunicação.

Ex.: Como te chamas?

Quantas laranjas dás por cem escudos?

Que disse o homem? perguntou-lhe o tio.

Exclamação (!)

O ponto de...
tracking img