Pontos principais do livro a politica, de aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A política – Aristóteles
Introdução - Da origem do Estado
O Estado e seu governo
O Estado tem por princípio o bem.
Existe diferença entre um rei, um pai de família e um senhor além do número de súditos?

A formação da cidade
Naturalmente têm-se aqueles que comandam para preservação (usam da sua inteligência) e aqueles que se submetem ao outro (usam do seu trabalho). Assim ocorre com umsenhor e seu servo.
A primeira sociedade a se formar foi a família, em seguida a aldeia (união de várias casas de famílias). Assim como a família é liderada pelo pai, as cidades são lideradas por um monarca.

O Homem, “animal cívico”
A reunião de várias aldeias forma a cidade, esta tem o intuito de buscar o bem-estar.
A cidade está na natureza e o homem é naturalmente feito para a sociedadepolítica. Acaso existisse um homem sem pátria, ele só respiraria guerra, pois não teria leis.
Por isso, o homem é um ser social, um animal cívico.
A natureza nos deu o dom de palavras, diferentemente dos animais que só exprimem sons.
Na cidade os homens precisam uns dos outros, cada um com seu poder e função.
Assim como o homem civilizado é o melhor de todos os animais, aquele que nãoconhece nem justiça, nem leis é o pior de todos.
O uso de armas só é permitido para a justiça.
O respeito ao direito é a base da vida social e o juízes seus primeiros orgãos.
Livro 1 - Do governo doméstico
Do senhor e do escravo
O Estado é formado por famílias. Uma família é constituída por pessoas livres e escravos.
Despotismo é o poder do senhor sobre o escravo. Marital o poder do maridosobre a mulher. Paternal o poder do pai sobre os filhos.

O poder do senhor ou despotismo
Uns consideram que esse poder não procede da natureza, que nascemos todos livres e que a escravidão foi introduzida com base na lei do mais forte, e por isso, é injusta e violenta.
A economia necessita de instrumentos para obter os bens necessarios. Existem os instrumentos inanimados e os instrumentosanimados. Ex: em uma navegação, o leme é inanimado e o piloto animado.
Um bem e a propriedade são instrumentos e o escravo é um instrumento animado.
Instrumento é o que realiza o efeito e propriedade doméstica o que o produz.
Assim como a parte está para o todo e a parte não só é distinta do todo, mas lhe pertence, assim é o escravo, um instrumento para agir sob as ordens do seu senhor.


Aservidão natural
Examinação se a escravidão é justa ou contra a natureza.
Ao nascer os homens são marcados pela natureza, uns para mandar, outros para obedecer. O animal é composto por alma e corpo, a primeira, por natureza, manda e o segundo obedece (não há nisso corrupção). Quando há vício e depravação o corpo comanda a alma, e por isso age contra a natureza. A natureza também subordina a mulherao homem.
O escravo é aquele que tem pouca alma e portanto, só tem o seu corpo para oferecer. Aos outros homens cabe a vida política.

A servidão convencional
Essa é aquela prevista por lei, quando um perdedor de guerra pertence ao vencedor. Os que consideram a lei justa, admitem totalmente correta esse tipo de escravidão. Os que não consideram estes homens apenas estrangeiros e haveria,então, apenas a servidão natural.

Diferenças entre o despotismo e o poder político
O poder despótico só existe para o escravo e o político para as pessoas livres. Existia uma escola para a escravidão (ensinar os pormenores de sua função desde crianças) assim como para o senhorio (atividade menos sublime).


Da propriedade e dos meios de adquiri-la
A aquisição de um bem é um talento, como acaça ou a arte militar.
Aprovisionar a casa se difere do governo, na medida que o primeiro traz os meios e o segundo faz uso deles.

A aquisição natural ou economia
Assim como na natureza os hábitos alimentares dos animais (carnívoro, frugívoro) determina seu gênero de vida, os homens também são assim. Caçadores, vivem de sua presas, pescadores, de animais aquáticos outros se alimentam de...
tracking img