PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO CAPITALISMO E SOCIALISMO

CAPITALISMO E SOCIALISMO: Pontos positivos e negativos

Capitalismo
Positivo: incentiva a produção e a busca de melhores sistemas; gera riquezas com grande vigor e tem período de sustentação eestabilidade mais longo.

Negativo: é mais propício a geração de desigualdades econômicas (ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres); individualismo social; egoísmo; rupturacomunitária e social.
-Desigualdade social;
-Abuso de poder;
-Obsolescência planejada;
-Despreocupação com o meio ambiente;
-Consumismo;
-Concentração de lucro nas mãos de poucos;


SocialismoPositivo: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social.

Negativo: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento eprodução; baixa geração de riquezas.

O ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômicopara as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, deveria-se passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumoà igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria. Pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criaçãode uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologiacomunista defende a ausência do Estado. As ideias do sistema comunista estão presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filósofo alemão propõe a tomada de poder pelos proletários (operáriosdas fábricas) e a adoção de uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas. Outra obra importante, que...
tracking img