Pontos positivos e negativos de a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho falaremos um pouco dobre um clássico militar de Sun Tzu: “A Arte da guerra”; enfatizando os pontos positivos e negativos.
Na visão de Sun Tzu a guerra é vitalimportância para o Estado, mas lembrando de que nos ensinamentos de Sun Tzu a guerra deve ser evitada, e frisa também que um bom comandante deve se esquivar do confronto.
Além de ser um clássico militar, hojese torna um “manual” para as organizações e empresas; enfatiza o trabalho em equipe e o respeito ao “general”, que no caso de uma empresa seria o chefe.

Pontos positivos

1- Autoconhecimento."Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrotaserão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas".
O primeiro ensinamento de Sun Tzu é o de conhecer a si e ao inimigo; de modo que tendo oconhecimento dos seus pontos negativos você consegue de esquivar do ataque inimigo, e conhecendo os pontos fracos do inimigo pode ataca-lo “na ferida”, impedindo-o de efetuar um contra-ataque.Conhecendo-se melhor, você consegue se organizar e proteger-se de ataques, evitando que ataquem o seu ponto fraco, você protege o seu ponto mais vulnerável.
No caso de uma empresa, deve conhecer bem o seugrupo de trabalho e conhecer bem o seu oponente

2- Ataque e Defesa

“A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quemataca, mostra que ela é abundante.”
Com esses ensinamentos Sun Tzu enfatiza que mais do que ter um bom ataque, e muito mais importante investir em uma excelente defesa; no caso de uma empresa tercapital seria a defesa e o investimento o ataque; porem se desproporcional seria como um ataque mal sucedido; entretanto deve haver equilíbrio entre os dois, uma empresa só evolui com investimento,...
tracking img